Logo Logo Logo Logo Logo

Você sabe o que é Data Drive?

Luiz Rigo (foto), Marcel Dellabarba e Matheus Lombardi junta-se à 25ª edição do Congresso Mega Brasil na mesa redonda sobre Inteligência Artificial para falar sobre as novas tecnologias que vem ampliando a forma das empresas de entenderem melhor seus negócios

Divulgação

Luiz Rigo, Marcel Dellabarba e Matheus Lombardi são os convidados do painel “Inteligência Artificial, Big Data e Data Driven – O mundo dos dados chegou à comunicação. Veio para ficar? A Comunicação Ponto a Ponto”.

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Ela permite que as maquinas armazenem dados, coletem informações e solucionem problemas de forma automática e em muito menos tempo do que levaria para uma pessoa fazer manualmente. Essa tecnologia permite que, além de cruzar e analisar dados, também facilite na tomada de decisão e no planejamento estratégico de empresas de todos os segmentos.

O processo de extrair informações de um volume alto de dados chama-se Big Data. Com soluções especificas, o profissional do TI consegue trabalhar com informações não-estruturadas a uma grande velocidade.

O Mundo se transformou rapidamente. Passamos da escassez de informações para a abundância de informações. Nos últimos 30 anos o mundo mudou mais do que nos 2.000 anos anteriores”, explica Luiz Rigo, Diretor de Desenvolvimento de Negócios na Boxnet, que compõe o painel sobre Inteligência Artificial na 25ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas.

Para ele, não é mais possível para as empresas, as organizações e o poder público, gerir suas informações, sua comunicação e suas relações sem o uso do BIG DATA. “O conceito de BIG DATA, por si só, não representava mais a sonhada tomada de decisão baseada em dados”, explica.

É a partir dai que surge o Data Driven, que na tradução livre seria a orientação de dados. Ou seja, é o processo que toma todas as decisões baseadas em informações concretas e analisadas. Não é, portanto, apenas uma ferramenta, mas uma metodologia que permite às organizações terem uma ideia mais precisa do seu negócio, conferindo a elas uma maior capacidade de aproveitamento de oportunidades e de antecipação de tendências e problemas.

O ser humano é o grande "limitador" desse processo, não conseguimos por nós mesmos tratar essa massa de dados exponencial. Somente com o uso da inteligência artificial e dos processos que gravitam nessa disciplina, como: machine learning, deep learning, entre outros, é possível gerar modelos para encontrar padrões que apoiem as diversas áreas de negócio e da administração pública no processo de tomada de decisão”, explica Luiz Rigo.

Para Marcel Dellabarba, Gerente Sênior de Relações Públicas da Samsung para América Latina, que acompanha Rigo no painel, definir seus principais KPIs e a forma de gerenciamento dos dados são os primeiros passos para iniciar uma cultura Data Driven em sua empresa. “Estamos sempre submersos em muitas informações. Entender quais são as mais relevantes para os objetivos de negócios é fundamental para separar o que pode virar “inteligência” e o que pode ser descartado. Além disso, ferramentas especializadas que ajudem a organizar os dados e gerar relatórios facilitam muito esse processo”, afirma.

Luiz Rigo e Marcel Dellabarba juntam-se à Matheus Lombardi, Sócio e Head de Reputação da XP Inc no dia 19 de agosto, às 11h20, no painel Inteligência Artificial, Big Data e Data Driven – O mundo dos dados chegou à comunicação. Veio para ficar? A Comunicação Ponto a Ponto. O encontro acontece na Unibes Cultural, um dos espaços culturais mais emblemáticos de São Paulo e do Brasil.

Com mais de 20 anos de carreira na comunicação, Luiz Rigo atua no desenvolvimento de novos negócios, dirigindo equipes de alta performance voltadas para o lançamento de veículos de comunicação, produção de conteúdo e brand contente. Ele também soma ampla experiência no desenvolvimento de planejamento estratégico de marketing e comunicação, coordenando os trabalhos de equipes multidisciplinares das áreas de marketing, comunicação, comercial, produção, TI e p&d.

Marcel Dellabarba atua na Samsung desde 2019. Atualmente, o profissional é responsável pela coordenação da estratégia de relações públicas corporativas na América Latina através do planejamento, criação e divulgação de mensagens estratégicas, alinhando conteúdo com matriz global e subsidiárias locais na região LATAM. Em sua ampla experiência em Relações Públicas, Marcel já atuou com desenvolvimento da estratégia de comunicação corporativa, relações com a mídia, estratégia digital, gestão de crises, responsabilidade social corporativa e até mesmo gestão.

Quem completa o trio é Matheus Lombardi, Sócio e Head de Reputação da XP Inc. Com Especialização em Economia, Redes Sociais e Gestão de Crise, o profissional soma ao painel com suas experiências em Relações Públicas, Internet e TV. Na XP Inc desde 2019, Matheus fez parte de grandes projetos da empresa como o O show da XP, que aconteceu em Nova York, e o Histórias do impossível, que conta sobre a história da companhia desde o começo.

25ª edição do Congresso Mega Brasil tem como tema central “Diversidade, Conectividade, Credibilidade – A Era da Comunicação Transformadora” e marca o retorno do evento ao modelo presencial, que acontecerá seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários definidos pelas autoridades brasileiras. O Congresso contará com um número limitado de participantes, em um único ambiente de discussão – o auditório principal da Unibes Cultural. As inscrições para participar do evento podem ser feitas clicando neste link.

 

Apoiadores do Congresso

Como em todas as edições anteriores, o Congresso Mega Brasil deste ano conta com importantes apoios que não apenas viabilizam a iniciativa, mas também permitem que ela possa ser oferecida por valores muito abaixo de eventos semelhantes no mercado.

A edição de 2022 tem o apoio de: General MotorsGerdauBoxnetTrama ComunicaçãoOECIguá SaneamentoEMSEnergisaMRVSamsungSAPHotmartJanssenMcDonald’sPhilip Morris e XP Inc.

Apoio Institucional: Unibes CulturalABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas)Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação)CONRERP 2ª Região São Paulo e ParanáABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos).