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Leandro Conti, Diretor Sênior de Comunicação e Marketing & Relações Externas na Hotmart, e Sandra Bonani, Diretora de Influência do Grupo Trama Reputale, são os convidados do painel “O mercado em transição: do Influenciador para o Embaixador de Marca e Causas”.
As estratégias de marketing de influência estão em constante transformação. Com um olho nas tendências do mercado e o outro no público-alvo, as marcas têm se aventurado cada vez mais em novos ambientes para criar conexões mais efetivas com a audiência. Uma nova onda que vem surgindo, parte dessa transformação do mercado, é o dos embaixadores de marcas.
“Há muito tempo o marketing já percebeu a necessidade de humanizar a relação com os consumidores, indo além da oferta de venda, e trazendo informação, interação personalizada e até uma linguagem mais utilizada pelo público (e não necessariamente preferida pelos profissionais da marca). Ao mesmo tempo, desde a ascensão das ferramentas de busca e redes sociais (que já passam de dez anos), a publicidade em meios de massa vem perdendo importância para uma abordagem estratificada de públicos e interesses que essas tecnologias permitem”, explica Leandro Conti, Diretor Sênior de Comunicação e Marketing & Relações Externas na Hotmart, que ocupará um lugar no painel O mercado em transição: do Influenciador para o Embaixador de Marca e Causas, que acontece na 25ª edição do Congresso Mega Brasil.
De ex-bbbs à artistas consolidados na mídia, os embaixadores invadiram as estratégias de marketing de influência das empresas para ir além dos publi posts e ações em parcerias. Eles são os novos rostos das marcas, com contratos fixos e atuação mais ampla nas campanhas, o que gera valor e fixação da marca para o público. Além disso, os embaixadores participam mais dos trabalhos que fazem para as marcas, se tornando mais envolvidos com os valores e objetivos da instituição que está representando. Essa aliança entre os dois pode trazer mais vantagens às marcas do que as estratégias com mais de um influenciador.
Segundo o Leandro, o surgimento dos criadores de conteúdo, com sua influência e audiência/preferência do público, consolidou esse movimento e exigiu das marcas o entendimento desse mercado e como considerá-lo em suas estratégias. “O Inicialmente, apenas com acordos informais, brindes (os "recebidos") ou convites para experiências. Depois passando a acordos de mídia e produção de conteúdo customizado. Atualmente, os maiores e mais importantes criadores contam com grande fidelidade e conhecimento de sua audiência, e procurando depender menos de acordos de marca, vendendo diretamente para o público produtos próprios, além de conteúdo e cursos online”, explica.
Para Leandro, o é dessa forma que os influenciadores podem e querem ter total controle de seus acordos comerciais, liberdade de criação para realizarem as ações seguindo seu estilo e valores, e, de forma crescente, fazerem ações de longo prazo, otimizando os resultados para as marcas e seus ganhos. “Essa nova realidade tem exigido muita adaptação e planejamento das marcas - o que não tem sido fácil, pois exige abrir mão do controle, trabalhar com muitos parceiros simultaneamente e ainda ficar vulnerável a temas polêmicos que o criador de conteúdo venha a abordar, por exemplo” explica.
Conti exemplifica marcas que puderam antecipar o movimento e criaram seus próprios embaixadores como a Lu, da Magalu, criada há mais de uma década. “Outras, tentam se adaptar, mas às vezes usam os "embaixadores" como os "garotos de propaganda" dos anos 80, o que é muito menos efetivo e pouco considerado pela audiência.” O profissional acredita que ainda estamos vivendo o inicio desse movimento de embaixadores de marcas, e que o marketing ainda terá que evoluir muito para chegar ao público de maneira efetiva por meio desses "milhões de veículos de comunicação" que são os criadores de conteúdo.
Leandro é especialista quando o assunto é implementação de estratégias de engajamento de stakeholders para influenciar decisões governamentais e de públicos-chave, incluindo representação frente a agências reguladoras e entidades empresariais. Com mais de 20 anos de experiência atuando em posições de liderança global e na América Latina, Leandro já atuou em empresas multinacionais como UnitedHealth Group, Syngenta, Bayer, Philip Morris e Nextel.
O profissional se juntará ao Congresso Mega Brasil 2022 no painel O mercado em transição: do Influenciador para o Embaixador de Marca e Causas, que acontece no dia 18 de agosto, das 17h20 às 19h00, na Unibes Cultural, um dos espaços culturais mais emblemáticos de São Paulo e do Brasil.
Ele estará junto com Sandra Bonani, Diretora de Influência do Grupo Trama Reputale. Na casa há mais de 20 anos, a profissional desenvolve projetos em gestão de comunicação corporativa para grandes marcas como Danone, Arcor, Solvay Industria Química, Laboratório Novo Nordisk, Liquigás, Transpetro, entre outras, além do planejamento e gerenciamento de ações de comunicação integrada e desenvolvimento de relacionamento entre as organizações e seus stakeholders. Na Trama, ela é responsável pela criação de estratégias de relacionamento com influenciadores, análise de sinergia com as marcas, pesquisa, recrutamento, negociação e contratação.
A 25ª edição do Congresso Mega Brasil tem como tema central “Diversidade, Conectividade, Credibilidade – A Era da Comunicação Transformadora” e marca o retorno do evento ao modelo presencial, que acontecerá seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários definidos pelas autoridades brasileiras. O Congresso contará com um número limitado de participantes, em um único ambiente de discussão – o auditório principal da Unibes Cultural. As inscrições para participar do evento podem ser feitas clicando neste link.
Apoiadores do Congresso
Como em todas as edições anteriores, o Congresso Mega Brasil deste ano conta com importantes apoios que não apenas viabilizam a iniciativa, mas também permitem que ela possa ser oferecida por valores muito abaixo de eventos semelhantes no mercado.
A edição de 2022 tem o apoio de: General Motors, Gerdau, Boxnet, Trama Comunicação, OEC, Iguá Saneamento, EMS, Energisa, MRV, Samsung, SAP, Hotmart, Janssen, McDonald’s, Philip Morris e XP Inc.
Apoio Institucional: Unibes Cultural, ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas), Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), CONRERP 2ª Região São Paulo e Paraná, ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos).