Logo Logo Logo Logo Logo

Programa Avançado em Integridade e Compliance Corporativo

Coordenado por Olga Pontes (foto) e Carlos Parente, o curso promovido pela Aberje traz insights importantes sobre como fazer a gestão da comunicação de forma assertiva diante de um ano marcado por polaridades políticas e a crescente cobrança da sociedade por um posicionamento da empresas e de seus gestores

Divulgação

Olga Pontes e Carlos Parente coordenam a 1ª edição do "Programa Avançado em Integridade e Compliance Corporativo", promovido pela Aberje.

Ano eleitoral e um país cada vez mais polarizado. Este é o cenário de 2022, o qual afeta diretamente empresas de todos os portes e segmentos do mercado. Soma-se a isso, a crescente cobrança da sociedade para que as companhias se posicionem sobre os mais diferentes temas. Já não basta parecer, é preciso ser: empresas e seus executivos devem manter seus atos fiéis aos seus discursos e tudo deve ser feito de forma uníssona, ou seja, o posicionamento do líder não pode ser diferente do restante da organização. As redes sociais ganham cada vez mais força, fazendo reverberar qualquer “deslize”.

Como lidar com tantos stakeholders ao mesmo tempo? Como “não fugir” da discussão e se posicionar de forma assertiva? Como lidar com órgãos públicos em um ano de tantos conflitos de interesses? Como manter a ética e a integridade, e, ao mesmo tempo, preservar relações por vezes tão cruciais à sustentabilidade dos negócios? É possível?

Essas e outras questões serão temas de debates profundos, ilustrados por cases reais, no curso inédito promovido pela Aberje: “Programa Avançado em Integridade e Compliance Corporativo”. Coordenado pelo professores Olga Pontes e Carlos Parente, o curso é voltado a profissionais de Comunicação e Corporate Affairs, com 33 horas de duração e podendo ser adquirido de forma integral ou por módulos.

Com 26 anos de experiência profissional e projetos desenvolvidos nos cinco continentes nas áreas de Governança, Riscos, Compliance e Auditoria Interna, Olga Pontes atuou como Chief Compliance Officer da Odebrecht S.A. (atual Novonor S.A.) no auge de sua crise reputacional, tendo sido responsável pela definição e implantação do “Programa de Compliance” certificado pelas autoridades (DOJ – Justiça dos Estados Unidos e MPF do Brasil) e ISO37001. Ela também é professora convidada de universidades internacionais para falar sobre Cultura de Integridade, Compliance, ESG, Gestão de Crise, Gestão Reputacional, Gestão de Mudança, sendo uma palestrante renomada acerca desses temas. É reconhecida como uma das profissionais de Compliance mais admiradas do Brasil pela “Compliance on TOP” e “Anuário Análise”.

Ao lado de Olga, na coordenação do curso, está Carlos Parente, Diretor da Midfield Consulting. Profissional com sólida experiência em Marketing, Comunicação Corporativa e Relações Institucionais e Governamentais, é professor há 20 anos nos cursos de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Escola Aberje de Comunicação, com passagens por empresas como Braskem, ABM AMRO Real, Avon, entre outras.

As empresas estão cada vez mais instaladas a se posicionar. Como coordenar esse posicionamento, alinhar mensagens chave, fazer com que tais mensagens sejam assimiladas de forma genuína por todos os membros da corporação? Cada pessoa conta”, destaca Carlos Parente.

A integridade é um movimento que deve começar dentro da gente. Você não pode ser íntegro e ético em uma situação e não ser em outra. Vivemos um cenário muito conturbado, com forças antagônicas, e os profissionais precisam desenvolver a competência de integridade e compliance, e ela não significa apenas dizer ‘nãos’, mas analisar situações, conhecer outros pontos de vista, compreender os melhores caminhos para atuar. Com essa competência, você aprende a navegar neste mundo polarizado”, afirma Parente.

Entre os tópicos abordados no curso, estão: Construção de uma cultura permanente de Compliance; Mapa dinâmico de stakeholders; Elaboração de um plano de Compliance; Como fazer o alinhamento entre entidades, setores e empresas; Análise dos impactos e repercussão na imagem e reputação; ESG e seu total alinhamento com Compliance; Comitês multidisciplinares e o desafio de conseguir a adesão interna; entre muitos outros, além de discussão de cases reais.

Além de Olga Pontes e Carlos Parente, fazem parte do corpo docente Grazielli Parenti, Agatha Camargo, Ibiapaba Netto, Flávia Bachmann, Fabricio Soler e Malu Weber. Na última aula será promovida uma mesa-redonda, coordenada por Paulo Nassar, com presenças de Fabricio Soler (Felsberg Advogados), Ricardo Voltolini (Ideia Sustentável) e Renata Bley (Braskem).

 

Serviço

“Programa Avançado em Integridade e Compliance Corporativo”

Quando: 21/09 a 28/08

Horário: 9h às 12h, às quartas e sextas

Aulas online via Zoom

Para mais informações e inscrições, acesse o link