Divulgação
Resultados divulgados pela pesquisa Poder Data mostram que Lula venceria Bolsonaro no 2º turno por uma diferença de 10 pp, sendo 50% das intenções de voto para o ex-Presidente contra 40% do atual Presidente.
Se as votações para 2º turno acontecessem hoje, o ex-Presidente Lula derrotaria o atual Presidente da República, Jair Bolsonaro por 50% a 40%. Isso é o que mostra o resultado da pesquisa eleitoral recém-divulgada pelo Poder Data, realizada entre os dias 31 de julho e 2 de agosto. Outros dados também apontam que 5% da população votaria em branco ou anularia o voto neste cenário, enquanto 4% se diz indeciso.
A diferença de 10 pp entre os dois pré-candidatos, porém, apresenta uma tendência de queda se comparada a rodadas anteriores de pesquisa. No levantamento realizado entre os dias 19 e 21 de junho, o petista tinha 52% das intenções de voto contra 35% de Bolsonaro – contabilizando 17 pontos de diferença. Já no levantamento realizado entre os dias 17 e 19 de julho, essa diferença se reduzia a 13 pontos, com Lula somando 51% das intenções de voto e Bolsonaro, 38%.
Quando a comparação é feita em um cenário ainda maior, por exemplo, no início de junho, o resultado já apresenta certa estabilidade, com ambos os candidatos apresentando os mesmos percentuais (50% e 40%).
A pesquisa também mostrou um possível cenário eleitoral de 2º turno envolvendo Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes. Se o embate fosse entre o candidato do PDT e o candidato do PT, o pedetista perderia por 19 pontos de diferença para o petista. Com relação ao candidato do PL, a pesquisa segue registrando empate técnico de 40% X 40% entre os dois.
A pesquisa foi realizada com recursos próprios pelo Poder Data, empresa do Grupo Poder360 Jornalismo, com os resultados sendo divulgados em parceria editorial com a TV Cultura. Foram 3.500 entrevistas realizadas por ligações entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, em 322 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pp, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa encontra-se registrada no TSE sob o número BR-08398/2022.