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Acredito que os conteúdos proprietários já são uma realidade no mix de comunicação das empresas que buscam se relacionar de maneira próxima e relevante com seus públicos. Cada vez mais as marcas entendem os seus públicos como comunidades que compartilham valores e interesses. E isso abre caminho para a construção de projetos editoriais sistematizados, com recorrência e fluidez para serem parte das conversas em diferentes pontos de contato”, ressalta Walter Romano.
Tendência. Palavra que, segundo o dicionário, significa “disposição natural que leva algo ou alguém a se mover em direção a outra coisa ou pessoa”. Costuma-se falar muito em tendência na Moda, na Gastronomia, na Cultura, e por que não falar também da tendência na Comunicação?
O mercado da Comunicação é um dos que mais têm sido bombardeado por tendências e novidades, principalmente nos últimos anos. Aquela Comunicação tradicional e engessada das empresas é coisa do passado. Hoje, o que se vê é uma Comunicação moderna, disruptiva, que conversa diretamente com o público e que tem o poder de ditar o rumo dos negócios. A Comunicação de hoje está de olho nas tendências, quer seguir as tendências, se readaptar às novas realidades, porque se não, fica para trás.
“As transformações que o mundo tem passado nos últimos anos impactam diretamente a Comunicação, e elas envolvem tanto perspectivas humanas quanto tecnológicas”. É o que afirma Walter Romano, Gestor de Brand Publishing da MRV&CO e um dos participantes confirmados na 25ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que acontece nos dias 17, 18 e 19 de agosto, na Unibes Cultural, em São Paulo.
Walter será um dos palestrantes da terceira Mesa-Redonda do Congresso, cujo tema é “Conteúdos Proprietários: Uma nova e eficaz fórmula para gerar reputação e atingir os stakeholders e a sociedade?”. O que se pretende discutir aqui é se aquele conteúdo próprio das empresas – presente em seus sites e redes sociais, por exemplo – é capaz de despertar o interesse dos stakeholders e da sociedade e ainda construir a reputação da marca diante do público ao qual se quer atingir. E mais que isso, se os conteúdos proprietários podem ser considerados uma tendência na Comunicação para os próximos anos.
Para Walter, antes de responder à essa pergunta, é preciso primeiro entender o atual cenário da Comunicação no qual as empresas estão inseridas. Para ele, a Comunicação contemporânea tem exigido uma enorme capacidade de adaptação e de aprendizagem por parte dos profissionais da área, uma vez que eles precisam ser capazes de desenvolver a ambidestria que alia a capacidade criativa com uma visão analítica para a tomada das decisões.
“Vivemos o paradoxo de ter ao mesmo tempo uma abundante oferta de conteúdo com cada vez mais escassez da atenção. Isso é um enorme desafio para as marcas que precisam buscar novas formas de se manterem relevantes para seus públicos. A comunicação em rede faz com que as empresas precisem estar mais abertas para a escuta das demandas da sociedade, mergulhando em tensões sociais e movimentos da cultura. Participar das conversas que interessam às pessoas se torna mais importante do que buscar conduzir narrativas centradas no protagonismo da empresa. As marcas, aliás, têm se humanizado, traduzindo seus valores em atitudes que tenham impacto real em um mundo melhor para as pessoas”, diz Walter.
A Comunicação tem o poder de construir a reputação de uma empresa diante da sociedade e dos seus principais stakeholders, isso desde sempre. Mas no mundo em que vivemos hoje, nunca foi tão importante e necessário que as corporações tenham a capacidade de se comunicar efetivamente com seu público para que essa reputação seja construída e consolidada. De acordo com relatórios divulgados pelo “Trust Barometer”, foram apontadas crises de confiança das pessoas em relação às instituições tradicionais, além de um aumento na expectativa dessas pessoas de que as empresas assumam o papel de provedoras de informação relevante para a sociedade. “Surge aí a oportunidade de as marcas estruturarem projetos editoriais recorrentes, que se traduzem em conteúdo proprietário alinhado a seus territórios de atuação. A autoridade de uma marca se expressa não só na sua expertise de negócio, mas também na sua capacidade de mobilizar pessoas em torno de conversas relevantes. Empresas conscientes podem elevar a sua reputação assumindo o papel de quem ajuda as pessoas com filtros e curadorias de informações adequadas às suas necessidades. Tendo senso de utilidade, de educação ou até mesmo de entretenimento”, aponta Romano.
Está claro que, para Walter Romano, a Comunicação não é mais a mesma de antes. Os conteúdos proprietários vieram para ficar e, para ele, são peças fundamentais nas estratégias de comunicação das empresas que deseja se aproximar dos seus públicos e construir com eles uma relação de confiança. “Acredito que os conteúdos proprietários já são uma realidade no mix de comunicação das empresas que buscam se relacionar de maneira próxima e relevante com seus públicos. Cada vez mais as marcas entendem os seus públicos como comunidades que compartilham valores e interesses. E isso abre caminho para a construção de projetos editoriais sistematizados, com recorrência e fluidez para serem parte das conversas em diferentes pontos de contato”, ressalta ele.
Walter Romano contribui há mais de 20 anos para que as marcas desenvolvam narrativas relevantes nos meios digitais. Na MRV&CO, ele está à frente do time que desenvolve as plataformas editoriais da marca e a gestão estratégica das mídias sociais. Ele é publicitário e mestre em Administração.
Walter é uma das presenças confirmadas na terceira Mesa-Redonda da 25ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação. Ao lado dele, também estarão presentes Luciana Sobral, Diretora de Comunicação e Public Affairs da Janssen Brasil; Renata Batista, Coordenadora de Imprensa do Grupo Energisa; e Pedro Moraes Torres Pinto, Líder Global de Comunicação Corporativa e Marca Institucional na Gerdau.
A 25ª edição do Congresso Mega Brasil tem como tema central “Diversidade, Conectividade, Credibilidade – A Era da Comunicação Transformadora”, e acontece nos dias 17, 18 e 19 de agosto, na Unibes Cultural, um dos espaços culturais mais emblemáticos de São Paulo e do Brasil.
A edição deste ano marca o retorno do evento ao modelo presencial, que acontecerá seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários definidos pelas autoridades brasileiras. O Congresso contará com um número limitado de participantes, em um único ambiente de discussão – o auditório principal da Unibes Cultural.
As inscrições para participar da 25ª edição do Congresso Mega Brasil podem ser feitas clicando neste link. Clientes Mega Brasil e demais apoiadores têm 15% de desconto na inscrição.
Apoiadores do Congresso
Como em todas as edições anteriores, o Congresso Mega Brasil deste ano conta com importantes apoios que não apenas viabilizam a iniciativa, mas também permitem que ela possa ser oferecida por valores muito abaixo de eventos semelhantes no mercado.
A edição de 2022 tem o apoio de: General Motors, Gerdau, Boxnet, Trama Comunicação, OEC, Iguá Saneamento, EMS, Energisa, MRV, Samsung, SAP, Hotmart, Janssen, McDonald’s, Philip Morris, MSL Andreoli, LATAM Airlines, Sinapse e XP Inc.
Apoio Institucional: Unibes Cultural, ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas), Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), CONRERP 2ª Região São Paulo e Paraná, ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos), ABCPública e Fantástico Mundo RP.