Logo Logo Logo Logo Logo

O Metaverso invadiu a comunicação

O professor e filósofo Marcos Silva (foto) analisa a forma como o Metaverso liberta o ser humano das amarras e determinações que são próprias à sua natureza biológica e vem sendo incorporado na comunicação corporativa. O tema terá espaço na 25º edição do Congresso Mega Brasil, no dia 18 de agosto, às 9h50

Divulgação

Marcos Silva ocupa um lugar no Neurociência e a Web3 aplicada à Comunicação e a Revolução esperada com o Metaverso, que acontece no dia 18 de agosto, às 9h50 no Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas.

O Metaverso tem se tornado cada vez mais presente no mundo da comunicação. A tecnologia, que ainda está se desenvolvendo, é uma representação digital de nosso mundo físico, sem perda de continuidade de tempo e espaço, criado por Mark Zuckerberg. Com ela, é possível que pessoas em diferentes lugares do mundo se conectem em um espaço virtual para as mais diversas atividades online.

Para o professor universitário Marcos Silva, comunicar-se é uma necessidade humana, mas hoje com Metaverso as tecnologias podem construir um mundo no sentido de libertar o ser humano das amarras e determinações que são próprias à sua natureza biológica (orgânica), neuronal (consciência-memória) e psicológica (comportamental). “Isso significa que o modus operandi da internet das coisas será integrado à comunicação. Comunicar-se não será necessariamente feita entre pessoas. As máquinas já se comunicam entre si e tomam decisões, “Software de Gestão” é um exemplo disso”, explica o mestre.

Quando perguntado sobre sua opinião sobre a forma como o Metaverso vem sendo incorporado na comunicação corporativa, ele responde: “Será preciso entender as tecnologias como possibilidades que rompem a ideia de homem como espécie, e como único ser racional que se comunica ou que tem linguagem – uma vez que a finalidade de muitas comunicações vai em busca de respostas e resultados pragmáticos. O Metaverso irá questionar os princípios morais e éticos, repensando-os como determinadores de comportamento humano, e por sua vez as ações corporativas que se organizam por meio da comunicação.”

Marcos Silva é Professor no Curso de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Life-labe e Tecnologia da Informação na Escola Superior de Propaganda e Marketing - (ESPM). Em seu currículo acadêmico conta com Pós-doutorando em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Doutorado em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Também possui mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e é Pós-Graduado em Ensino de Filosofia na UNESP.

Marcos é Pesquisador de Negócios de Impacto Social; Professor no Mestrado Profissional em Filosofia na Universidade Federal do ABC- UFABC; e Coordenador de Agrupamentos Escolares em Formação de Professores. Além disso, é Presidente da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Brasil (APROFFIB) e Coordenador Regional da Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo (APROFFESP). Desenvolve pesquisa em Filosofia com ênfase na Filosofia Latino-Américana, Filosofia Africana e afro-brasileira. Filosofia da tecnologia, Transhumanismo, Pós-humanismo.

Com seu amplo conhecimento, Marcos ocupa um lugar no Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que acontece nos dias 18 e 19, na Unibes Cultural, um dos espaços culturais mais emblemáticos de São Paulo e do Brasil. O professor estará ao lado de Regina Monge, fundadora e dirigente do Neurobranding Lab, e Gil Giardelli, professor, escritor e inovador na @5Era, no painel A Neurociência e a Web3 aplicada à Comunicação e a Revolução esperada com o Metaverso, que também conta com a mediação de Ricardo Cesar, Fundador e CEO do Grupo Ideal, presidente & CEO H+K Latin America.

O painel acontece no primeiro dia de evento, que esse ano chega a sua 25ª edição, sob a temática central “Diversidade, Conectividade, Credibilidade – A Era da Comunicação Transformadora”, e marca o retorno do evento presencial.

A retomada do evento em ambiente presencial acontecerá seguindo rigorosamente todos os protocolos sanitários definidos pelas autoridades brasileiras. O Congresso contará com um número limitado de participantes, em um único ambiente de discussão – o auditório principal da Unibes Cultural.

As inscrições para participar da 25ª edição do Congresso Mega Brasil podem ser feitas clicando neste link. Clientes Mega Brasil e demais apoiadores têm 15% de desconto na inscrição até o dia 15 de julho.

 

Apoiadores do Congresso

Como em todas as edições anteriores, o Congresso Mega Brasil deste ano conta com importantes apoios que não apenas viabilizam a iniciativa, mas também permitem que ela possa ser oferecida por valores muito abaixo de eventos semelhantes no mercado.

A edição de 2022 tem o apoio de: General Motors, Gerdau, Boxnet, Trama Comunicação, OEC, Iguá Saneamento, EMS, Energisa, MRV, Samsung, SAP, Hotmart, Janssen, McDonald’s, Philip Morris e XP Inc.

Apoio Institucional: Unibes Cultural, ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas), Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), CONRERP 2ª Região São Paulo e Paraná, ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos).