Encontro entre (da esquerda para a direita) Fábio Mello, João Netto, Francisco Soares Brandão, Gabriela Wolthers, Alexandre Loures, Diego Ruiz, Jurgis Figueiredo, Marcos Trindade e Renato Vasques; sela a aquisição da JotaCom pela FSB nesta quarta-feira (10 de agosto).
A FSB Holding, agência comandada por Francisco Soares Brandão, Flavio Castro e Marcos Trindade, faz a terceira aquisição de sua história. Ao contrário das aquisições anteriores, focadas em agências de relações públicas – Loures Consultoria, em 2018, e a Giusti Comunicação, em 2021 – o alvo foi a JotaCOM, especializada no mercado de marketing digital. O movimento fortalece sua vertical de publicidade, será essencialmente uma troca de ações, e vai dará origem a uma nova empresa controlada 60% pela FSB Publicidade e 40% pela JotaCOM. A FSB tem ainda uma opção de compra para adquirir o restante daqui a cinco anos.
A nova companhia soma R$ 40 milhões e uma equipe com mais de 100 funcionários. O processo de integração das duas companhias será liderado por Alexandre Loures, head do grupo para o setor privado.
A JotaCOM, fundada em 2005 por Jurgis Figueiredo, atende 25 clientes, incluindo nomes como SulAmérica, Duolingo, EspaçoLaser e Privalia. Em 2021, veiculou R$ 90 milhões em mídia e deverá agregar mais inteligência na estratégia da FSB em ampliar sua atuação no setor privado, diminuindo seus contratos com empresas e órgãos do setor público, que já foi predominante no passado. Hoje, essa fatia representa 20% do faturamento principal da agência.
O movimento de aquisições da FSB já resultou na criação da F5, agência de growth; a Beon, focada em ESG; e a Bússola