Logo Logo Logo Logo Logo

A psicóloga e coordenadora de projetos da entidade, Cíntia Santos fala sobre o Instituto Ester Assumpção.

No Inclusive dessa semana, vamos acompanhar a conversa de Rosa Buccino com a psicóloga e coordenadora de projetos da entidade, Cíntia Santos. Não perca, a partir das 13 horas, na rádio Mega Brasil Online.

Cíntia Santos, é a convidada desta semana.

O foco agora é informação e prestação de serviço… está na hora do Inclusive, aqui na Rádio Mega Brasil Online!

A Lei de Cotas (8.213/1991) é um marco importante para as pessoas com deficiência e estabelece um percentual obrigatório de 2% a 5% de contratação de pessoas com deficiência em empresas com 100 ou mais colaboradores. 

No entanto, muitas ainda fazem a inclusão destes cidadãos apenas para atestar que cumprem a lei.

Em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, MG, está sediado o Instituto Ester Assumpção, organização não governamental e sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, por meio da educação e de oportunidades no mercado de trabalho. A psicóloga e coordenadora de projetos da entidade, Cíntia Santos, avalia que a inclusão de profissionais com algum tipo de deficiência nas empresas ainda não é feita de forma suficiente.

A especialista lida diretamente com organizações de variados segmentos e destaca que, mesmo havendo um aumento da participação de profissionais com deficiência no mercado nos últimos anos, apenas 1% das vagas de empregos formais são ocupadas por pessoas com a condição. 

“O direito ao trabalho para a pessoa com deficiência está garantido na Constituição Federal e em tratados e normas internacionais das Organizações Internacional do Trabalho (OIT) e das Nações Unidas (ONU), das quais o Brasil é signatário. A boa notícia é que nos últimos anos houve um aumento de 20% na participação deles no mercado de trabalho e a triste, é que mesmo com isso, ainda enfrentamos a baixa adesão das empresas a esta norma. O Brasil possui 46 milhões de pessoas com deficiência e destas, 31 milhões em idade produtiva segundo os últimos dados do Censo/IBGE. Porém, somente 418 mil profissionais com deficiência estão empregados e isso representa menos de 1% dos empregos formais existentes no país, o que é um absurdo”, observa Cíntia Santos, que mencionou dados do Ministério da Economia (ME).


O programa Inclusive é apresentado pela jornalista Rosa Buccino todas as segundas, às 13, com reapresentações as terças, às 11h, e às quartas, às 18h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil