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Criada pela AlmapBBDO, a iniciativa tem por objetivo dar visibilidade para as parcerias estabelecidas pela rede para combater a veiculação de notícias falsas, além de dar ao público acesso a informações seguras.
Desde o início de agosto, o aplicativo de mensagens WhatsApp deu início a sua campanha de combate à desinformação no período eleitoral. Criada pela AlmapBBDO, a iniciativa tem por objetivo dar visibilidade para as parcerias estabelecidas pela rede para combater a veiculação de notícias falsas, além de dar ao público acesso a informações seguras. A campanha ficará em exibição ao longo de todo o período eleitoral em jornais, revistas rádio, OOH e nas plataformas de mídia social.
As ações destacadas na campanha são, primeiramente, a parceria com as organizações da Aliança Internacional de Checagem de Fatos (IFCN). De acordo com a companhia, desde 2018, o aplicativo vem firmando parcerias e, atualmente, mais de 50 empresas de checagem já utilizam os produtos do WhatsApp.
Outro projeto destacado é a criação de um chatbot com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Lançada em abril, a ação utiliza inteligência artificial para que os usuários possam interagir com o TSE e sanar dúvidas a respeito do processo eleitoral. Esta será a segunda eleição em que o Tribunal estabelece acordo de cooperação com a plataforma para reforçar o combate a conteúdos falsos. A primeira foi em 2020.
O WhatsApp também anunciou a renovação do canal de denúncias para contas suspeitas de realizar disparos em massa, o que não é permitido pelo Termos de Serviço do Aplicativo e pela legislação eleitoral desde 2019. A empresa afirma ainda que, em 2020, 64% do total de contas bloqueadas foram banidas de maneira automática e proativa, sem a necessidade de denúncia.
Além do TSE, o WhatsApp vem estabelecendo alianças com os Tribunais Regionais Eleitorais nos estados da Bahia, Paraíba, Paraná e Tocantins.
Com essa ação, o WhatsApp se junta a outras plataformas que vêm promovendo ações para o período das Eleições. Em junho, o Google disponibilizou para os usuários brasileiros o Relatório de Transparência de Anúncios Políticos, iniciativa que consiste em uma página da web que reúne informações sobre os anúncios políticos adquiridos nas plataformas de publicidade da companhia, desde novembro de 2021. Já o Twitter, por sua vez, anunciou a criação de uma área dedicada ao conteúdo sobre as Eleições 2022 em sua plataforma.