Divulgação
Etnias indígenas descobrem na comunicação uma importante arma na luta pelos seus direitos. Neste congresso da Mega Brasil, jovens comunicadores indígenas contarão suas experiências
Começa amanhã a 25ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas. Com o tema Diversidade, Conectividade, Credibilidade – A Era da Comunicação Transformadora, o encontro volta ao formato presencial e terá lugar nos dias 18 e 19 de agosto, na Unibes Cultural, um dos mais emblemáticos espaços culturais de São Paulo e do Brasil.
A abertura, que começa esta noite, será dedicada ao TOP Mega Brasil, que, em sua sétima edição, voltará a homenagear – também presencialmente – as feras da comunicação corporativa brasileira, nos segmentos agências de comunicação e executivos de comunicação corporativa, com os certificados e troféus da onça pintada.
Nessa retomada ao ambiente presencial e seguindo com rigor todos os protocolos sanitários definidos pelas autoridades brasileiras, o evento contará com um número limitado de participantes e um único ambiente de discussão – o auditório principal da Unibes.
Com curadoria de Eduardo Ribeiro e Marco Rossi, diretores da Mega Brasil e organizadores do encontro, o Congresso terá 11 painéis que debaterão temas estratégicos da comunicação e também outros que transcendem o segmento, pelo impacto geral na sociedade. Um dos destaques é o painel Comunicação – A nova arma dos povos originais da Amazônia, que conta com a presença de Cassuça Benevides jornalista que trabalha há mais de dez anos em projetos de comunicação ligados à mídia na Amazônia e que coordena a comunicação do Instituto Kabu, dos Kayapó Mekrãgnotí do sudoeste do Pará.
Vale registrar que a Arena da Inovação abrirá oficialmente o Congresso, logo após a apresentação do Radar Abracom, que mostrará em primeira mão os resultados de uma pesquisa feita pela entidade – que reúne as agências de comunicação – junto com os clientes. O título da Arena é A Neurociência e a Web3 aplicada à Comunicação e a Revolução esperada com o Metaverso e dela participarão Regina Monge, fundadora e dirigente do Neurobranding Lab; e Gil Giardelli, professor, escritor e inovador na @5Era; com moderação de Ricardo Cesar, fundador e CEO do Grupo Ideal e presidente & CEO da H+K Latin America.
O primeiro dia encera com a entrega do prêmio Personalidade da Comunicação, que este ano homenageia o jornalista, apresentador e escritor Caco Barcellos.
Uma novidade esse ano é a transmissão simultânea nos canais da Mega Brasil no Youtube. O painel Radar Abracom, que abre os trabalhos do primeiro dia, além do Fórum do Pensamento, que terá o tema Ativismo, Liberdade de Imprensa e Liberdade de Expressão – os impactos na Comunicação e os riscos às relações sociais e institucionais serão transmitidos ao vivo. O Prêmio Personalidade do Ano também estará disponível no canal. Os demais painéis estarão disponíveis a partir do dia 29 de agosto.
Apoiadores do Congresso
Como em todas as edições anteriores, o Congresso Mega Brasil deste ano conta com importantes apoios que não apenas viabilizam a iniciativa, mas também permitem que ela possa ser oferecida por valores muito abaixo de eventos semelhantes no mercado.
A edição de 2022 tem o apoio de: General Motors, Gerdau, Boxnet, Trama Comunicação, OEC, Iguá Saneamento, EMS, Energisa, MRV, Samsung, SAP, Hotmart, Janssen, McDonald’s, Philip Morris, MSL Andreoli, LATAM Airlines, Sinapse e XP Inc.
Apoio Institucional: Unibes Cultural, ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas), Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), CONRERP 2ª Região São Paulo e Paraná, ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos), ABCPública e Fantástico Mundo RP.
Relembre a programação:
17 de agosto de 2022
18 de agosto de 2022
A Neurociência e a Web3 aplicada à Comunicação e a Revolução esperada com o Metaverso (Convidados: Regina Monge, Gil Giardelli e Marcos Silva)
Comunicação – a nova arma dos povos originais da Amazônia (Convidados: Cassuça Benevides, Eric Marky Terena, Juliana Radler e Luciene Kaxinawá)
Diversidade, respeito ambiental, negócios e reputação: a nova saga empresarial que está contribuindo para mudar e humanizar o capitalismo (Convidados: Josemara Tsuruoka, Nelson Silveira e Mariana Scalzo)
Conteúdos Proprietários: Uma nova e eficaz fórmula para gerar reputação e atingir os stakeholders e a sociedade? (Convidados: Luciana Sobral, Renata Batista, Pedro Moraes Torres Pinto e Walter Romano)
O mercado em transição: do Influenciador para o Embaixador de Marca e Causas (Convidados: Leandro Conti e Sandra Bonani)
Homenagem à Caco Barcellos.
19 de agosto de 2022
Ativismo, Liberdade de Imprensa e Liberdade de Expressão – os impactos na Comunicação e os riscos às relações sociais e institucionais (Convidados: Fábio Zanini, Octavio Costa Filho e Ricardo Gandour)
Inteligência Artificial, Big Data e Data Driven – O mundo dos dados chegou à comunicação. Veio para ficar? A Comunicação Ponto a Ponto (Convidados: Luiz Rigo, Marcel Dellabarba e Matheus Lombardi)
Mercado, Consumo, Inovação e Reputação: O potencial dos diversos (Convidados: Carolina Figueiredo, Ludmila Lavigne, Luciana Coen e Márcia Rocha)
As novas vozes do Jornalismo e seu impacto no mundo empresarial (Convidados: Lilian Tahan, Mateus Netzel e Natália Viana)