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O Radar Abracom

Nesta terça-feira (06), o segundo dia da Maratona do 25º Congresso traz a participação do Diretor de Dados e Parâmetros de Mercado da Abracom, Marcio Cavalieri (foto), que apresentou, em primeira mão, no Congresso, os resultados da pesquisa “Radar Abracom”, que mapeou o que os clientes esperam das suas agências de comunicação. Confira, a partir das 13h, no canal da Mega Brasil no YouTube

Divulgação

O segundo dia da Maratona do 25º Congresso apresenta, na íntegra, a participação de Márcio Cavalieri, Diretor de Dados e Parâmetros de Mercado da Abracom, que apresentou, em primeira mão, os resultados da pesquisa "Radar Abracom".

A 25ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas aconteceu na Unibes Cultural, um dos espaços culturais mais emblemáticos de São Paulo e do Brasil. Sob a temática central “Diversidade, Conectividade e Credibilidade – A Era da Comunicação Transformadora”, a edição deste ano trouxe para o público uma programação com diversas palestras pensadas em assuntos que pautam a nossa sociedade de hoje.

E abrindo os trabalhos desta 25ª edição, no dia 18 de agosto, o Congresso recebeu Marcio Cavalieri, Diretor de Dados e Parâmetros de Mercado da Abracom, que apresentou o “Radar Abracom”. Realizada pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), em parceria com a consultoria SOMAR, trata-se da primeira pesquisa da entidade realizada com os clientes e as agências de comunicação, cujo objetivo consistia em levantar informações e percepções junto aos profissionais de Comunicação, Compras, RH e CEOs sobre os serviços de Relações Públicas e Comunicação em geral prestados pelas agências de comunicação.

O ‘Radar Abracom’ é uma iniciativa da entidade que tem o objetivo de ouvir os clientes contratantes dos serviços de Comunicação nos aspectos mais importantes para o desenvolvimento do mercado e das relações entre agências e clientes”, explicou Marcio.

E os resultados dessa pesquisa foram apresentados, em primeira mão, na abertura do Congresso.

Ao todo, foram feitas 168 entrevistas, distribuídas entre os principais clientes das agências associadas da Abracom. Pela análise das respostas obtidas, a Abracom percebeu que os desafios das áreas de Comunicação são múltiplos e as agências têm papel preponderante para auxiliar as empresas a atingir estas metas. A análise de dados é fundamental para a seleção de canais de comunicação mais assertivos que levem a uma melhor mensuração de resultados. A pesquisa também notou que é necessário, por parte das agências, a contratação de profissionais multidisciplinares, bem como ampliar e reforçar a importância da comunicação dentro da empresa.

Um dos pontos essenciais desta pesquisa também é trazer insumos para a melhoria do ambiente concorrencial, onde queremos evoluir junto aos clientes para estabelecer relações cada vez mais produtivas, longevas e onde a agência possa ajudar o cliente cada vez mais, aprimorando serviços e trazendo inovação”, explicou Marcio.

Uma boa notícia que a pesquisa mostrou foi que grande parte das agências de comunicação têm a intenção de investir seu budget na área de Comunicação. E o que pode ajudar nesse desafio são os pontos listados pelos respondentes da pesquisa que, segundo eles, pedem mais atenção das agências. A pesquisa apontou que Planejamento, Atendimento e Relacionamento com Stakeholders são os três principais pontos que carecem de maior atenção. Mais do que isso, a pesquisa mostrou também que um dos pontos cruciais desejados pelos clientes das agências é um foco maior em planejamento e estratégias de comunicação corporativa, além de relações com a mídia.

Os clientes querem parceria, colaboração e relacionamento. E as agências estão preparadas para isso. Nesse sentido, o ‘Radar Abracom’ é um aliado importante neste objetivo de ouvir os clientes, gerar insights e abrir conversas. Este é o caminho para evoluir as relações, onde todas as partes percebam como relação ganha-ganha”, afirmou Marcio.

O “Radar Abracom”, por fim, mostrou que 70% dos clientes estão satisfeitos, ou totalmente satisfeitos, com suas agências. Há uma gama de serviços que ainda são internalizados pelos clientes e que podem ser oferecidos pelas agências. “70% é bom, é uma nota 7. Mas não é um 10. Dá para melhorar. E para nós, como agência de comunicação, essa nota fica aí como um alerta para que a gente melhore, então temos aí um longo caminho pela frente ainda”, frisou Marcio durante o Congresso.

O ‘Radar Abracom mostrou que temos aí pela frente um caminho muito legal, muito promissor, mas de muito trabalho e muita conversa entre clientes e agências”, ponderou Marcio, finalizando sua apresentação.

A apresentação do “Radar Abracom” encontra-se disponível logo abaixo, a partir das 13h. Esta edição especial, presente na Maratona do 25º Congresso, conta com comentários em estúdio de Regina Antonelli, apresentadora do programa Making Of, da Rádio Mega Brasil Online, e Daniel Bruin, Presidente da Abracom.

O capítulo também traz entrevistas exclusivas com Márcio Cavalieri e Eduardo Ribeiro, feitas pelos nossos colegas Regina Antonelli e Gilberto Santos logo após a apresentação do “Radar Abracom”.

Fique ligado porque nos próximos dias têm muito mais! A cada dia, um capítulo do Congresso será disponibilizado, sempre a partir das 13h.

Para ter acesso a este e muitos outros conteúdos, acesse o canal da Mega Brasil no YouTube.