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Conteúdos Proprietários: Uma nova e eficaz fórmula para gerar reputação e atingir os stakeholders e a sociedade?

Nesta quinta-feira (08), o quarto dia da Maratona do 25º Congresso trouxe como tema central para debate na terceira Mesa-Redonda do evento a questão dos conteúdos proprietários e como eles podem ser agentes importantes na construção da reputação de uma empresa. Dentre os convidados, Luciana Sobral (foto), Diretora de Comunicação e Public Affairs da Janssen Brasil. Confira, a partir das 13h, no canal da Mega Brasil do YouTube

Divulgação

O quarto dia da Maratona do 25º Congresso apresenta, na íntegra, as participações de Luciana Sobral (Janssen Brasil), Renata Batista (Grupo Energisa), Ana Camargo (Gerdau) e Walter Romano (MRV&CO).

A 25ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas aconteceu na Unibes Cultural, um dos espaços culturais mais emblemáticos de São Paulo e do Brasil, nos dias 18 e 19 de agosto. Sob a temática central “Diversidade, Conectividade e Credibilidade – A Era da Comunicação Transformadora”, a edição deste ano trouxe para o público uma programação com diversas palestras pensadas em assuntos que pautam a nossa sociedade de hoje.

E dando continuidade aos trabalhos desta 25ª edição, na tarde do dia 18 de agosto, o Congresso realizou a sua terceira Mesa-Redonda, focada em Tendências. Intitulada “Conteúdos Proprietários: Uma nova e eficaz fórmula para gerar reputação e atingir os stakeholders e a sociedade?”, a palestra discutiu o poder que os conteúdos proprietários podem ter na construção da reputação de uma empresa, e como esse conteúdo pode ser capaz de atrair e reter o público, os chamados stakeholders.

E marcando presença nesta terceira Mesa-Redonda, o Congresso contou com as participações de Luciana Sobral, Diretora de Comunicação e Public Affairs da Janssen Brasil; Renata Batista, Coordenadora de Imprensa do Grupo Energisa; Ana Camargo, Executiva de Comunicação da Gerdau; e Walter Romano, Gestor de Brand Publishing da MRV&CO.

A mediação desta Mesa-Redonda ficou a cargo de Paulo Andreoli, Chairman Latin America, CEO e membro do board da MSL. Andreoli abriu o debate falando sobre a importância dos conteúdos proprietários, principalmente na sociedade de hoje, em que informação é essencial e, por vir de tantos lados, está sujeita à equívocos e desconfiança por parte das pessoas. Segundo Paulo, o sucesso depende do que você está oferecendo para o seu público. E da qualidade que esse material tem. “Isso sim é conteúdo. E a partir do momento em que você se preocupa com esse conteúdo, você sempre terá público”, afirmou Paulo durante o Congresso.

Eu vejo o conteúdo como algo primordial de uma empresa. E se for bem feito, e tiver qualidade, sempre terá público. E o melhor de tudo é que se trata de um conteúdo orgânico”, frisou Paulo.

Após a sua fala, o CEO passou o bastão para Luciana Sobral, da Janssen. A executiva falou um pouco sobre como a empresa, uma das maiores do Brasil na área farmacêutica, reestabeleceu as suas bases de Comunicação com os stakeholders, transformando a Comunicação da área farmacêutica e tornando-a omnichannel, com foco em comunicação interna, redes de parceiros, parcerias com veículos de comunicação, site, canais exclusivos e muito mais.

A gente sai de um modelo de comunicação que fala PARA a pessoa para um modelo que fala COM a pessoa”, disse Luciana.

Como exemplo, ela trouxe o case “Falar Inspira Vida”, um hub que tem por objetivo abordar a questão da depressão sob uma forma diferente. O conteúdo proprietário usado foi o site e as redes sociais, além de cards, guia para a sociedade e para as empresas, documentário e jogos online.

Ao fim de sua apresentação, Luciana passou a palavra para Renata Batista, do Grupo Energisa. A executiva falou sobre os desafios que a empresa enfrenta na área da Comunicação, uma vez que, por se tratar de uma companhia de energia, enfrenta problemas como mercado regulado, temas difíceis de tratar, forte impacto de eventos climáticos, entre outros.

Como exemplo, ela citou a época em que a Energisa chegou em Rondônia e teve dificuldade de transformar a experiência do cliente no estado, uma vez que era vista como uma “forasteira”. “A gente não tinha voz”, disse.

A Energisa conseguiu dar a volta por cima quando trabalhou e um novo ecossistema de Comunicação, que tinha como objetivo acelerar a transformação da infraestrutura e estabelecer uma frente de Comunicação always on. “A gente trouxe para essa comunicação uma continuidade das conversas, explicando a fundo cada uma das jornadas que tínhamos com os nossos clientes e colocando eles sempre no centro da conversa”, frisou Renata.

Em seguida, foi a vez de Ana Camargo, da Gerdau, falar um pouco sobre os trabalhos que a sua empresa vem desenvolvendo na Comunicação por meio de conteúdos proprietários. Sucinta, ela citou sobre a recente parceria entre a Gerdau e o Rock in Rio, uma vez que a empresa será a principal fornecedora de aço para a construção do Palco Mundo.

O objetivo da parceria era aproximar a empresa, centenária, do público jovem, o futuro do mercado. “O processo de transformação começou internamente. No começo, a empresa era bem mais tímida na Comunicação. Agora, a empresa quer abraçar questões relevantes para a sociedade hoje em dia”, explicou Ana.

Fechando o painel, tivemos a participação de Walter Romano, da MRV&CO. O profissional frisou sobre a ironia da sociedade atual, em que ao mesmo tempo em que vivemos num mundo cercado de informações por todos os lados, existe uma crise de confiança por parte do público. Trazendo isso para a MRV&CO, o desafio era como colocar todas essas questões relevantes no mercado dentro da jornada da empresa, mas retendo o público e mostrando para eles como construir o futuro da habitação.

O trabalho da MRV&CO contou com a evolução da abordagem de mídia proprietária, estruturação da visão de publisher e uma vista para o futuro. Por meio da plataforma “Habitability”, busca-se promover o conhecimento e a reflexão acerca do futuro do habitar com independência editorial para promover debates necessários sobre o assunto.

O marketing digital não compra reputação. Mas o conteúdo proprietário, sim”. E foi com essa frase que Paulo Andreoli deu por encerrada a terceira Mesa-Redonda da 25ª edição do Congresso Mega Brasil.

A apresentação do painel “Conteúdos Proprietários: Uma nova e eficaz fórmula para gerar reputação e atingir os stakeholders e a sociedade?” encontra-se disponível logo abaixo, a partir das 13h. Esta edição especial, presente na Maratona do 25º Congresso, conta com comentários em estúdio de Nilson Santos, Diretor da Ponto & Letra.

O capítulo também traz entrevistas exclusivas com Luciana Sobral e Ana Paula Camargo, feitas pelo nosso colega Gilberto Santos logo após a apresentação da Mesa-Redonda.

Fique ligado porque nos próximos dias têm muito mais! A cada dia, um capítulo do Congresso será disponibilizado, sempre a partir das 13h.

Para ter acesso a este e muitos outros conteúdos, acesse o canal da Mega Brasil no YouTube.