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O mundo dos dados chegou à comunicação

Luiz Rigo, Marcel Dellabarba e Matheus Lombardi falaram sobre os benefícios do Data Drive aplicado na comunicação no painel “Inteligência Artificial, Big Data e Data Driven”, que aconteceu na última sexta-feira na 25ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas

Divulgação

Luiz Rigo, Marcel Dellabarba e Matheus Lombardi no painel “Inteligência Artificial, Big Data e Data Driven – O mundo dos dados chegou à comunicação. Veio para ficar? A Comunicação Ponto a Ponto”

Você sabe o que é Data Drive? A nova tecnologia, filha da Inteligência Artificial, é o modelo mais recente de organização de dados que serve, principalmente, para auxiliar as pessoas em tomadas de decisões a partir da organização de um grande volume de dados. E quem falou sobre essa nova metodologia na 25ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas foi o trio Luiz Rigo, Diretor de Desenvolvimento de Negócios na Boxnet; Marcel Dellabarba, Gerente Sênior de Relações Públicas da Samsung para América Latina; e Matheus Lombardi, Sócio e Head de Reputação da XP Inc.

O painel Inteligência Artificial, Big Data e Data Driven – O mundo dos dados chegou à comunicação. Veio para ficar? A Comunicação Ponto a Ponto foi aberto por Luiz Rigo, que iniciou sua fala explicando sobre Inteligência Artificial. O executivo abordou a digitalização da economia, que aconteceu de forma global, conhecida como 4° Revolução Industrial, ou Indústria 4.0. Para ele, a digitalização da economia acontece pois mais de 5 bilhões de pessoas no mundo têm acesso à internet e gera dados.

"O mundo analógico tem se transformando para operar corretamente no mundo digital. É um processo amplo, complexo, que envolve pessoas, processos, tecnologia, cultura e dados. E dentro desse contexto surgem novas tecnologias e novos players de negócios”, explica Rigo. Para ele, as empresas que nasceram no analógico, precisam se esforçar para alcançar empresas que são nativos da internet.

Luiz apontou a importância da visão computacional, que incentiva uma transformação digital no negócio e o leva a gerar dados. Mas como processar esse grande volume de dados para transforma-los em informações relevantes para a empresa? O executivo responde: “Eu me apoio em tecnologia, ou seja, Inteligência Artificial, para conseguir processar esse dado. A partir daí, eu tenho que direcionar a decisão depois que apliquei a AI.”

O executivo descreveu a forma como uma empresa pode utilizar o Data Driven para direcionar a decisão pelos dados. “Nós, da comunicação, passamos muito tempo olhando para o que é chamado hoje de uma curva evolutiva do Data Driven para uma análise descritiva.”

O próximo a falar foi Marcel Dellabarba, que trouxe os benefícios dessa nova tecnologia no mercado da comunicação. Ele frisou, em sua fala, a importância em entender o comportamento do novo consumidor. “Quem começou nessa carreira há 10, 15 anos, nota uma diferença muito grande. Antes, o que você tinha de contato com o consumidor?”, ele questiona. Para o executivo, as mídias tradicionais como impressos, rádios e televisão não eram o suficiente para criar uma conexão entre as empresas e o consumidor final.

Marcel aponta que, nos dias de hoje, a inteligência artificial é fundamental para o processo de geração de conteúdo. “Para entender a jornada do consumidor não é fácil. Ele também tem muita opção. Ele pode fazer tanto uma pesquisa em diversos ambientes, não só nos canais online, como também com as próprias pessoas que estão ao redor. Então quando vai para a seleção do produto, ele também tem a opção física e online.

É aí que entra o Data Drive. Marcel faz uma analogia entre a jornada do consumidor e um looping, onde ele traça o mesmo trajeto várias e varias vezes, sem um fim. E, para fazer a diferença, entender e contribuir com essa jornada, o profissional da comunicação deve usar os dados a seu favor, transformando-os em informações.

Matheus Lombardi concorda com os colegas. Em sua fala, o profissional pontuou a importância de aplicar a comunicação de forma estratégica pra um negócio, utilizando os dados como aliado nos negócios. “Hoje, por exemplo, nós conseguimos mensurar nossos resultados em cada uma das regionais da XP.

É dessa forma que ele consegue se comunicar nacionalmente, sobretudo com locais que antes a companhia não conseguia acessar por falta de conhecimento do publico e, por tanto, falta de um canal direto com eles. “A gente precisa fazer as perguntas certas. Precisamos entender que o mundo já mudou, que os hábitos das pessoas já mudaram, e nós estamos trabalhando por um mundo passado.

Após a fala de Lombardi, o painel abriu espaço para os ouvintes fazerem perguntas sobre o tema. O trio se revezou para responder as questões, que foram desde as metodologias aplicadas, até os recursos necessários para utiliza-las.

O painel Inteligência Artificial, Big Data e Data Driven – O mundo dos dados chegou à comunicação. Veio para ficar? A Comunicação Ponto a Ponto estará disponível na integra no canal da Mega Brasil no Youtube a partir do dia 6 de setembro.

A 25ª edição do Congresso Mega Brasil aconteceu nos dias 18 e 19 de agosto com o tema central “Diversidade, Conectividade, Credibilidade – A Era da Comunicação Transformadora”. Foi o primeiro evento presencial após a pandemia e aconteceu na Unibes Cultural, em São Paulo.