O produtor audiovisual, Sérgio Lopes é o convidado dessa semana
A sua semana já começa ao som de muitos ecos... são os Ecos do Meio chegando, aqui na Rádio Mega Brasil Online!
No momento em que o mundo passa por tantas turbulências, que vão desde a um cenário catastrófico de uma guerra e todas as suas implicações, até as soluções trabalhadas pelas empresas em suas agendas de Sustentabilidade, ESG e ODS para a ‘eliminação’ de muitos de nossos problemas socioambientais, como analisar o fator desperdício hoje, mediante a uma sociedade que se julga mais engajada e responsável perante a todas as agendas citadas?
Para responder a essa e outras perguntas, o Programa Ecos do Meio recebe o produtor audiovisual, professor e ativista Sérgio Lopes, que acaba de lançar o livro: “O que é a cultura do desperdício – Se não interromper é a gente que acaba”.
Portanto, mais do que falarmos sobre o desperdício é constatarmos que é um fato presente em nossa sociedade brasileira e como cultura, afinal quantos de nós já dissemos que “é melhor sobrar do que faltar”. Entretanto, somente no Brasil estima-se que mais de 33 milhões de pessoas passam fome e no mundo são 2 bilhões de pessoas com algum nível de insegurança alimentar.
Os números são preocupantes, porém, segundo Lopes, há solução para esta grave realidade, que comprova que 30% de todo o alimento produzido é desperdiçado: na colheita (10%), no transporte (50%), no estoque e na distribuição (30%) e na compra e consumo (10%). Portanto “se esse desperdício for evitado, controlado, o cenário da fome se modificaria significativamente”, explica Sérgio Lopes.
O programa Ecos do Meio é apresentado pela jornalista Rose Campos todas as terças, às 15h, com reapresentações as quartas, às 11h, e as quintas, às 20h, na Rádio Mega Brasil Online.
O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil