Logo Logo Logo Logo Logo

Caco Barcellos é a Personalidade do Ano

O jornalista, escritor e apresentador recebeu o troféu de Personalidade do Ano na noite de quinta-feira (18), em cerimonia na Unibes Cultural, em São Paulo. Em seu discurso de vitória, Barcellos relembrou sua trajetória profissional e agradeceu sua família e colegas de profissão

Divulgação

Caco Barcellos recebeu o prêmio Personalidade do Ano.

Na noite do dia 18, Caco Barcellos foi homenageado com o Prêmio Personalidade da Comunicação 2022. Ele foi recebido durante o 25º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas como premiado em uma cerimônia que a cada ano celebra a obra de um grande nome da comunicação. Caco Barcellos é conhecido por suas reportagens investigativas em defesa dos direitos humanos. Suas obras Rota 66 (1992) e Abusado – O dono do Morro Santa Marta (2003), assim como sua atuação no programa Profissão Repórter da TV Globo.

Nascido na periferia de Porto Alegre, na Vila São José de Murialdo, desde pequeno teve contato com a realidade da violência policial. Sua indignação ficaria visível em sua escolha profissional: depois de exercer várias funções quando jovem por necessidade, mudou seus planos de tornar-se engenheiro civil para estudar jornalismo. No começo da carreira atuou nos jornais Folha da Manhã, na Coorjornal, a primeira cooperativa de jornalistas da América do Sul e no célebre jornal alternativo Versus. Depois disso, passou a viajar pelo mundo enquanto mandava matérias para o Jornal da Tarde, de São Paulo.

Seu livro mais famoso, Rota 66, nasceu da investigação da ROTA acerca da existência de um esquadrão de morte, a partir da morte de três jovens de classe média. Na época, averiguou 60 mil mortes pela PM, identificou valas comuns cavadas por policiais e cobriu o massacre do Carandiru. Seu livro Abusado acompanha o chefe do tráfico Juliano VP e como sua atuação se relaciona com a comunidade. Seu trabalho como repórter para TV inclui a correspondência do atentado terrorista em Madri de 2003 e a morte do papa João Paulo II, além da criação do Profissão Repórter, no qual novos profissionais são encarregados do processo de produção de uma reportagem da pauta à edição.

Barcellos discursou após o recebimento do prêmio. Falou sobre sua trajetória, desde o início da carreira, acompanhado por colegas de profissão como Carlos Tramontina, que estava presente no evento. Falou também da importância da profissão de jornalista no País hoje e no mundo.

Tendo recebido o Prêmio Personalidade da Comunicação 2022, Caco Barcellos entra para uma lista de marcantes personalidades da área, como Elifas Andreato, Alberto Dines, Antonio Augusto Amaral de Carvalho, Audálio Dantas, Boris Casoy, Caco Alzugaray, Domingos Alzugaray, Fátima Turci, Gaudêncio Torquato, J. Hawilla, Johnny Saad, José Hamilton Ribeiro, José Marques de Melo, Laurentino Gomes, Marcos Mendonça, Maurício Azedo, Miguel Jorge, Miriam Leitão, Nelson Sirotsky, Octavio Frias de Oliveira, Paulo Nassar, Roberto Civita, Ruy Mesquita, Vera Brandimarte e Vera Giangrande.

 

A estatueta

Fundida em bronze, com a base em granito, a estatueta que representa o Prêmio Personalidade da Comunicação, é assinada pelos artistas plásticos Jorge Marcos de Oliveira e Viviane Ebehardt. Inspirada na obra O Pensador, de Rodin, a estatueta traz elementos complementares que traduzem o papel do profissional da Comunicação diante do mundo e da sociedade. A figura básica do Homem Sentado, em posição de reflexão, segura o mundo em suas mãos como observador dos fatos, e traz ao seu lado a figura geométrica de um Triângulo Invertido, inspirada no Triângulo de Drama de Karpman, descrito pela primeira vez pelo clássico analista transacional Stephen Karpman, em 1968, e que representa a ligação entre a responsabilidade pessoal e de energia em conflitos, e os destrutivos e inconsistentes papéis que pessoas encenam.

Congresso Mega Brasil 2022

De volta ao formato presencial, o Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas chega à sua 25º edição em 2022 sob o tema central “Diversidade, Conectividade, Credibilidade – A Era da Comunicação Transformadora”.

A transmissão do Prêmio Personalidade foi veiculada na integra no canal da Mega Brasil no Youtube.