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Papo Reto no Zap

Agência Mural, Lupa e WhatsApp se unem para levar informação verificada para bairros periféricos de SP. Projeto pretende utilizar grupos do aplicativo de conversas para distribuir checagens em Capão Redondo, Cidade Tiradentes, Guarulhos e Jardim Fontalis

Divulgação

Agência Mural, Lupa e WhatsApp se unem para levar informação verificada para bairros periféricos de SP. Projeto pretende utilizar grupos do aplicativo de conversas para distribuir checagens em Capão Redondo, Cidade Tiradentes, Guarulhos e Jardim Fontalis.

Começou nesta quinta-feira (1/9) o Papo Reto no Zap, projeto que levará informação verificada sobre as eleições para as periferias da Grande São Paulo, utilizando o WhatsApp para receber sugestões e distribuir conteúdo. A iniciativa é uma parceria entre a Agência Mural e a Lupa, com o apoio do WhatsApp.

Por meio do Papo Reto no Zap, moradores de três bairros das periferias da capital paulista (Capão Redondo, Cidade Tiradentes e Jardim Fontalis) e da Vila Galvão, em Guarulhos, serão convidados a integrar grupos no WhatsApp. Os participantes poderão encaminhar conteúdos suspeitos sobre as eleições para que sejam avaliados e, quando possível, verificados. Cada grupo será gerido por um embaixador, que vive nessas regiões, e contará com um checador, ambos jornalistas da Mural treinados pela Lupa.

A distribuição das checagens será feita por meio de textos, áudios, links, gifs, vídeos, figuinhas, artes e cards informativos. Semanalmente, cada território terá uma verificação. O projeto se estende até dezembro deste ano.

Realizar uma parceria tão grandiosa como esta só fortalece o nosso jornalismo e nossa democracia. Estamos empolgados em contribuir com um processo eleitoral mais limpo e transparente, conversando e trocando com os moradores”, afirma o diretor de negócios e tecnologia da Mural, Anderson Meneses.

A expectativa do projeto é levar a verificação de fatos para os moradores das periferias utilizando o WhatsApp como principal meio para receber os conteúdos suspeitos e distribuir checagens, além de fornecer educação midiática para os participantes e formar comunidades mais engajadas no combate às informações falsas.

Entre os compromissos da Lupa nestas eleições e como instituição está ampliar o combate à desinformação, com públicos e linguagens diversas. Precisamos e devemos nos aproximar da audiência, criar canais de diálogos, construir parcerias e unir esforços para uma atuação coletiva na disseminação do conteúdo verificado e checado”, afirma Natália Leal, diretora executiva da Lupa.