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As práticas ESG é a pauta da vez

Com comentários de Elisa Prado (foto), o novo episódio da Maratona Congresso Mega Brasil traz o painel “Diversidade, respeito ambiental, negócios e reputação” e fala sobre a nova saga empresarial que está contribuindo para mudar e humanizar o capitalismo

Divulgação

A nova saga empresarial que está contribuindo para mudar e humanizar o capitalismo foi um dos temas da 25ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas. Ela contou com Nelson Silveira, Mariana Scalzo e Josemara Tsuruoka, além da mediação de Aluísio Silva Junior.

As práticas ESG foram, mais uma vez, pauta no Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas. Na 25º edição do evento, quem subiu ao palco para falar sobre o tema foi Nelson Silveira, Diretor de Comunicação da General Motors América do Sul, Mariana Scalzo, Diretora de Comunicação Corporativa na Divisão Brasil da Arcos Dorados, e Josemara Tsuruoka, Gerente de Marketing Institucional da farmacêutica ESM.

Sob a mediação de Aluísio Silva Junior, Presidente do CONRERP SP/PR, o painel “Diversidade, respeito ambiental, negócios e reputação: a nova saga empresarial que está contribuindo para mudar e humanizar o capitalismo” começou com a fala de Nelson Silveira, que já participou do congresso em outros anos. Ele contou sobre os projetos de sustentabilidade e governança para os próximos anos da GM. O profissional enfatizou os valores e propósitos da companhia e sobre como as coloca em prática. “A gente saiu da era do storytelling para a era do storydoing, porque hoje não basta você contar uma boa história. Ela tem que ser genuína, autentica e refletir os valores da organização.

Nelson explicou que nos últimos anos, o setor automotivo passou por transformações, o que levou a GM a passar por mudanças na sua cultura de negócios. Recentemente, a empresa estabeleceu a meta de liderar as inovações que movem e conectam as pessoas em direção ao que importa. “Nosso negocio hoje é totalmente estruturado dentro do guarda-chuva do ESG. Entendendo a urgência que a gente tem, de endereçar a questão dos impactos do aquecimento global e, sendo nosso setor um dos grandes responsáveis pela emissão de carbono, nós pensamos em uma jornada de identificação, além de uma ambiental, em temos a ambição de só produzir e vender veículos 100% elétricos.

O executivo pontuou a importância dentro da organização a cultura de diversidade, equidade e inclusão, elaborada pela CEO da organização, Mary Barra, que no ano passado assumiu o compromisso de se tornar a empresa mais inclusiva do mundo.

Em seguida, foi a vez de Mariana Scalzo falar sobre os projetos ESG da Arcos Dorados, empresa que representa o McDonalds no Brasil e outros 19 países, com mais de 50 mil funcionários. Mariana contou sobre o Receita do Futuro, plataforma que tem seis pilares estratégicos para trabalhar as questões ESG da companhia. As frentes do projeto incluem mudanças climáticas, abastecimentos sustentáveis, economia circular, emprego jovem, família e bem estar e diversidade e inclusão.

A executiva também ressaltou a importância da transparência para a companhia para fortalecer o relacionamento tanto com os parceiros, quanto com os colaboradores. “Quando a gente pensa que o nosso propósito como marca é gerar bons momentos acessíveis para todos, a gente precisa realmente incluir todos e conversar com todos”, afirma Mariana. A palestra contou com uma apresentação dos principais projetos do McDonalds no Brasil, que são pensados regionalmente e executados para colaboradores e nas comunidades onde vivem.

A ultima a tomar a palavra foi Josemara Tsuruoka. A palestra girou em torno dos projetos, tanto nacionais quanto internacionais da ESM, fabricante brasileira farmacêutica, que possui o maior portifólio de remédios do país. Para a companhia, o universo corporativo está cada vez mais influenciado pela globalização. “A gente percebe que a sociedade está cada vez mais consciente sobre o papel dela e muito vigiante sobre suas ações e as práticas da empresa”, a profissional pontua. “Quando a gente olha para o meio corporativo, a gente vê que é um grande desafio, principalmente para o nosso setor de saúde, trabalhar a pauta ESG da forma como ela merece pra de fato gerar uma transformação social.

A executiva reafirmou a cultura da empresa nas práticas ESG e reforçou o posicionamento perante a pauta. Entre os projetos, ela ressalta o fato de buscar cuidar de pessoas para além de fabricar remédios, de forma que ultrapassa o business.

Entre as iniciativas da companhia, então projetos de compromisso com o meio ambiente e práticas de governança, que os permite ter indicadores e gerar as mudanças que a companhia busca, além de iniciativas efetivas de responsabilidade social, que pensam no bem coletivo. “A gente sabe que essa pauta é métrica financeiras, ESG é uma cultura e a gente precisa dela dentro da empresa.”

O painel ainda abriu espaço para perguntas que abordaram as diversas práticas das empresas e suas culturas. A apresentação na integra encontra-se disponível logo abaixo, a partir das 13h. Esta edição especial, presente na Maratona do 25º Congresso, conta com comentários em estúdio de Elisa Prado, Diretora de Comunicação Corporativa da Vivo.

Especialista em Planejamento e Gestão da Reputação de empresas, Elisa, a convidada da vez, atua há mais de 30 anos no mercado da comunicação. Sua trajetória conta com passagens por empresas multinacionais como Johnson & Johnson, Deutsche Bank, Vivo e Tetra Pak, além de ter atuado em agências de publicidade e relações públicas como AAB, Ogilvy & Mather e Calia Assumpção & Associados. Em 2008, foi apontada pela Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA) como profissional de Comunicação do ano. Em 2014, realizei o lançamento de meu primeiro livro; Imagem e Reputação na Era da Transparência. Atualmente, a profissional faz parte do Conselho Deliberativo da ABERJE, que organiza e regula a comunicação corporativa no Brasil.

O capítulo também traz entrevistas exclusivas com Josemara Tsuruoka, Mariana Scalzo e Nelson Silveira, feitas pelos nossos colegas Regina Antonelli Gilberto Santos logo após a apresentação do painel Diversidade, respeito ambiental, negócios e reputação: a nova saga empresarial que está contribuindo para mudar e humanizar o capitalismo.

Sob a temática central “Diversidade, Conectividade, Credibilidade – A Era da Comunicação Transformadora”, o Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas chega à sua 25ª edição, marcando o retorno das atividades presenciais. Para celebrar o sucesso do evento, nos próximos dias será disponibilizado a Maratona Mega Brasil, que contará com a integra de cada painel do evento, além de comentários e entrevistas exclusivas. Todos os dias, sempre a partir das 13h, um novo episódio no canal da Mega Brasil no YouTube.