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Um brasileiro no board da Dentsu

Holding anuncia a contratação de Rafael Rizuto (foto) como CCO para Estados Unidos e Mercados Hispânicos da América Latina. Na nova função, o executivo se encarregará de gerenciar as entregas criativas em diferentes países, além de contribuir para a experiência do cliente

Divulgação / LinkedIn

“Há muita conversa em nossa indústria a respeito de convergência e capacidade, com a criatividade chutada de lado. Mas com a ‘criatividade horizontal’ da Dentsu temos a criatividade como artéria que atravessa tudo o que fazemos. Nunca fiz nada nessa escala, então meu instinto dizia que era a coisa certa”, explicou Rafael Rizuto sobre ter aceitado o cargo na Dentsu International.

A Dentsu International anunciou a contratação do brasileiro Rafael Rizuto para assumir a cadeira de Chief Creative Officer (CCO) da Dentsu Creative para os Estados Unidos e Mercados Hispânicos da América Latina – o que não inclui o Brasil. Na nova função, além de supervisionar a produção criativa das agências nesses mercados, o executivo contribuirá para a experiência do cliente e no gerenciamento de mídia por meio da “criatividade horizontal” – plataforma da agência que prevê a criação de soluções criativas holísticas aos clientes.

Rizuto assume o cargo pouco tempo depois da saída da CEO Global da Dentsu International, Wendy Clark, que se desligou da empresa antes que a holding passasse pelo seu processo de reestruturação para uma única unidade internacional de negócios, junto com as operações do Dentsu Group, baseado no Japão.

Rafael Rizuto soma 20 anos de experiência em posições de liderança criativa por várias agências pelo mundo. Iniciou sua trajetória profissional no Brasil e, posteriormente, se mudou para o Oriente Médio, onde trabalhou nas operações da Leo Burnett Tailor Made e da Ogilvy em Dubai. Retornou ao Brasil, para a Ogilvy, e logo em seguida migrou para os Estados Unidos, para trabalhar na Pereira & O’Dell, em São Francisco.

Em 2020, o executivo foi contratado na BBH, rede do Publicis Groupe, na posição de CCO nos Estados Unidos. Enquanto esteve por lá, o profissional colaborou com o processo de recuperação da força criativa da operação.

O time que construímos na BBH é incrível, e vou amar a agência para sempre. Existe esse clichê nas agências de que precisamos criar um ambiente em que todos possam fazer o melhor trabalho de suas vidas. Acho que devemos criar um ambiente onde as pessoas tenham melhores vidas para que, então, possam fazer os melhores trabalhos. Foi isso o que construímos na BBH”, declarou Rizuto.

Isso, segundo o executivo, foi o que tornou sua saída da BBH mais difícil, porém, o desafio proposto pela Dentsu International também era muito difícil de ser recusado. “Há muita conversa em nossa indústria a respeito de convergência e capacidade, com a criatividade chutada de lado. Mas com a ‘criatividade horizontal’ da Dentsu temos a criatividade como artéria que atravessa tudo o que fazemos. Nunca fiz nada nessa escala, então meu instinto dizia que era a coisa certa”, explicou Rafael Rizuto.