Divulgação
Exposto na Estação Tatuapé, a obra homenagem àqueles que deixaram os interiores do Brasil rumo às cidades, que enfrentaram a modernidade sem esquecer as origens.
A Linha da Cultura, em parceria com o Coletivo ASAS, anunciou a exposição Metrô Sustentável com imersão no imaginário do painel Inter-relação entre o Campo e a Cidade, de Aldemir Martins. A obra original de 25 metros resultou numa intervenção visual que ocupa 650 m2 da Estação Tatuapé e abriga a proposta da exposição, que busca conscientizar o público sobre o impacto que alternativas ecológicas podem causar na nossa sociedade.
No resultado desta parceria, os passageiros poderão ainda conferir um registro visual das iniciativas do Metrô de São Paulo para desenvolver ainda mais alternativas ecológicas para a operação do transporte que já apresenta a menor emissão de gases poluentes para nossa atmosfera. Dentre os assuntos abordados, o público é apresentado às medidas de economia de água e de energia elétrica, à readequação urbana do corredor da Linha 15-Prata do Monotrilho e ao envolvimento do Metrô na promoção de educação ambiental para os passageiros.
A obra Inter-relação entre o Campo e a Cidade, do pintor, gravador, desenhista e ilustrador nordestino Aldemir Martins, que tem em seu repertório a premiação de melhor desenhista internacional na 28ª Bienal de Veneza de 1956, fez essa obra em homenagem àqueles que deixaram os interiores do Brasil rumo às cidades, que enfrentaram a modernidade sem esquecer as origens.