Logo Logo Logo Logo Logo

Edelman completa sete décadas

Fundada em 1952 por Dan Edelman (foto), nos Estados Unidos, a agência de comunicação soma atualmente mais de seis mil colaboradores em 60 escritórios ao redor do mundo

Divulgação

Dan Edelman, fundador da Edelman.

Em 1º de outubro de 1952, Dan Edelman fundou a Edelman, em Chicago, nos Estados Unidos. Primeira agência de 1 bilhão de dólares e com uma forte cultura familiar, a Edelman completa sete décadas somando mais de seis mil colaboradores em 60 escritórios ao redor do mundo, oferecendo estratégias de comunicação.

Em um relato nostálgico, Richard Edelman, filho do fundador e atual CEO global da agência, conta sobre o começo da companhia e os desafios enfrentados até alcançar o status de global e independente: “Meu pai, Dan Edelman, fundou a Edelman 70 anos atrás no edifício Merchandise Mart, em Chicago. Tinha um cliente, a Toni Company, onde trabalhara por quatro anos como diretor de RP. Havia quatro pessoas conversando com a imprensa e organizando media tours. Acima de tudo, mantinha um sonho, que era construir uma agência global fundada em RP e marketing, mas com a aspiração de fazer comunicação corporativa e de crise”, começa o relato, disponível na integra no site da agência.

Para Dan Edelman, a área de RP era superior à da publicidade por oferecer uma mensagem mais poderosa do que a mídia comprada; tratava-se de um aval de terceiros por meio de fontes de credibilidade na imprensa profissional. “Tijolo por tijolo, construiu sua companhia e foi usando os lucros do escritório de Chicago para abrir uma unidade na cidade de Nova York, depois em San Francisco (para atender ao Wine Institute da Califórnia), depois em Londres e Washington, D.C.”, relata Richard.

Quando Richard Edelman assumiu a liderança da companhia, em 1996, ela vinha passando por transformações com a expansão à Asia, com escritórios em Hong Kong, e em Beijing, além da chegada à América Latina, com o primeiro escritório aberto na Cidade do México, em 1994. Tudo isso em meio a digitalização dos serviços.

No Brasil, a Edelman chegou em 1997, com a abertura de seu primeiro escritório em São Paulo e, mais tarde, no Rio de Janeiro e em Brasília. Atualmente, a operação brasileira conta com 250 colaboradores e é dirigida por Ana Julião, que chegou à agência em 2014, como Vice Presidente Executiva. Ela foi a responsável por receber o prêmio TOP Mega Brasil, concedido à Edelman duas vezes em 2022, como Melhor Agência da Região Sudeste e TOP 3 Nacional.

No LinkedIn, a hashtag #EdelmanFaz70 convida colaboradores e clientes que fizeram parte da história da agência a contar episódios vivenciados nessas sete décadas.