Logo Logo Logo Logo Logo

Mais diversidade e inclusão

Com foco nas áreas de business intelligence, dados e mídia, iDiverso, projeto da iD\TBWA, formará profissionais que serão contratados pela agência, por clientes e parceiros. Agência dirigida pela CEO Camila Costa (foto) abre as primeiras vagas do curso em novembro de 2022

Divulgação

Camila Costa, CEO da iD\TBWA.

Mesmo num cenário econômico global incerto, devido à pandemia de covid-19, o mercado de Business Intelligence e Analytics atingiu, em 2020, US$19,2 bilhões, um crescimento de 5,2% em relação ao ano anterior, segundo a consultoria global IDC. Além disso, o Brasil já representa mais de 50% do mercado de BI na América Latina, com uma previsão de aumento de 17,8% nos próximos cinco anos, conforme dados do Latin America Business Intelligence & Analytic Application.

Os números são animadores como potencial de negócio, mas, em contrapartida, a rápida crescente tem trazido desafios para encontrar profissionais capacitados, tornando as contratações mais demoradas e fazendo com que as ofertas de vagas passem longos períodos em aberto.

Pensando nisso, a iD\TBWA lança o Programa iDiverso com o objetivo de dar oportunidade, estimular e capacitar pessoas num período de médio prazo, para que possam atuar e liderar áreas de BI, Dados e Mídia. A primeira etapa do projeto, que acontece de novembro de 2022 a dezembro de 2023, começa com 10 vagas, todas para pessoas pretas ou PCD. Ao final do programa, pelo menos 50% serão efetivados na agência e o restante participará de processos dentro de clientes da agência e empresas parceiras.

Para Camila Costa, CEO da iD\TBWA, a demanda por capacitação profissional na área de dados e tecnologia é muito grande, principalmente no marketing e na especialidade do growth. “O que nosso mercado tem feito, infelizmente, é elevar as ofertas de salário nas contratações em um formato nada sustentável para agências, na relação com os clientes e até mesmo para os próprios profissionais. Entendemos na iD\ ser fundamental dar oportunidade aos novos talentos, formar e proporcionar desenvolvimento constante, ainda mais no passo acelerado que novas ferramentas surgem e essa área precisa estar em evolução”, explica a CEO. “É com visão estratégica no crescimento dos negócios, metodologia própria, excelência técnica e profissionais capacitados e alinhados à nossa cultura que agregamos valor em dados e oferecemos produtos que vão dos insights aos melhores resultados".

A princípio, a iniciativa terá duração de um ano, com foco em treinamentos de Lógica de Programação, Excel, SQL e Pensamento Analítico. “No nosso mercado, a procura por profissionais é ainda mais desafiadora, pois precisamos de aptidões que contemplem um mix entre o que chamamos de ‘exatas e humanas’. Ao mesmo tempo em que é preciso saber ler dados, números e usar ferramentas de programação, o profissional também precisa ser capacitado para interpretar comportamentos humanos e suas subjetividades, quando necessário”, completa Priscila Sanita, diretora executiva de Dados e BI da agência.

Para se candidatar ao iDiverso não há exigência de nenhum curso de graduação pré-determinado, basta chegar com a mente aberta e vontade de aprender. Os contratados, que iniciarão a carreira como estagiários, participarão de cinco etapas de aprendizado ao longo de todo o processo: Tageamento, Análise e Insights, Ferramentas de Mídia e Performance, Banco de Dados e Dataviz e Web Analytics. Também farão parte do projeto avaliações bimestrais individuais, com o único propósito de analisar as evoluções e dificuldades de cada um, sem cunho eliminatório.

As inscrições podem ser feitas através do site Nube, entre 03 de outubro e 03 de novembro. O processo de seleção contará com etapas de inscrição, testes de português e de lógica, triagem do RH e entrevista e dinâmicas com os gestores das vagas. As vagas também serão divulgadas pelo PerifaLions.