Logo Logo Logo Logo Logo

Raccoon.Monks participa do Google News Initiative

Pelo terceiro ano, agência integra o projeto que traz análises, workshops e soluções para os publishers. Sob direção de Aline Anzolin (foto), product owner na Raccoon.Monks, projeto tem como principal objetivo tornar as notícias mais acessíveis e seguras, além de leva-las a fontes confiáveis de informação, independentemente de onde estejam

Divulgação

Aline Anzolin, product owner na Raccoon.Monks

Criada em 2018, a Google News Initiative (GNI) iniciativa do Google Notícias, acredita que todos devem ter acesso a fontes confiáveis de informação, independentemente de onde estejam, tendo assim, como principal objetivo tornar as notícias mais acessíveis e seguras. Pensando em incentivar o jornalismo de qualidade, em especial no ambiente digital – período marcado pelas fake news – o projeto atua ao lado de publishers, jornalistas e parceiros, como a Raccoon.Monks, uma das maiores agências full digital da América Latina.

Em parceria com o Google, a Raccoon.Monks traz análises, workshops e soluções para os publishers. No Brasil a agência já atuou com grandes nomes como UOL, CNN e Abril, já no exterior, a empresa trabalhou com veículos como o dominicano Diario Libre.

Para Aline Anzolin, product owner na Raccoon.Monks, vivemos em um mundo no qual qualquer um pode ser criador de conteúdo, mas em contrapartida, os usuários estão cada vez mais exigentes. “Esse é um lado da moeda que desafia os publishers e jornalistas a ganharem notoriedade nos mais diversos canais disponíveis nesse universo digital. No outro lado dessa história, no Brasil, temos quase 3 mil desertos de notícias, que são cidades onde não existem veículos jornalísticos sediados. Imagina não ter acesso a notícias da sua cidade e o que acontece por lá?”, explica. “A realidade da indústria não tem sido animadora para a mudança de cenário. Nos últimos sete anos, mais de 600 empresas de notícias fecharam, e a luta pela adaptação segue sendo a principal precaução, especialmente, das pequenas e médias organizações. Informação de qualidade e acessível é um assunto para todos”, afirma Aline.

Este ano a agência está trabalhando com a iniciativa Local Lab, que recebe financiamento do Google. O Local Lab é um projeto no qual a Raccoon.Monks auxilia pequenas e médias organizações através de auditorias técnicas das áreas de Conteúdo, User Experience, Discoverability e Monetização. Ao todo são atendidos 100 veículos de notícias de uma única vez, com duração de 10 meses e abrange 19 estados do País. Esse é o maior projeto GNI do Google Brasil.

No Local Lab a gente atende nomes como: Carta Capital, Revista Piauí, Notícia Preta, Vida Simple, Costa Norte e Olimpíada Todo Dia. A diversidade é imensa, e a parceria já oferece bons resultados. É por isso que o GNI é um projeto tão especial” ressalta a product owner. “Nós somos parceiros de diversas grandes empresas e, neste trabalho, o nosso papel é auxiliar esses veículos na era digital, pensando no todo: no conteúdo, na experiência do usuário e na monetização”, finaliza Aline.