A Secretária Executiva da Araticum, Laura Barcellos Antoniazzi é a convidada dessa semana
A sua semana já começa ao som de muitos ecos... são os Ecos do Meio chegando, aqui na Rádio Mega Brasil Online!
O Programa Ecos do Meio desta semana conversa com a engenheira agrônoma e mestre em economia aplicada Laura Barcellos Antoniazzi, Secretária Executiva da Araticum, uma rede colaborativa de Articulação pela Restauração do Cerrado, que tem como finalidade promover a restauração ecológica em larga escala desse bioma.
Sendo assim, para comemorar o Dia do Cerrado, 11 de setembro, a entidade reuniu especialistas em restauração ecológica para compartilhar experiências de recuperação e conservação desse importante bioma localizado no planalto central e conhecido como a savana brasileira. O Cerrado cobre 11 estados mais o Distrito Federal perfazendo cerca de 25% do território nacional ou 2 milhões de km2 ricos em fauna, flora e um grande potencial hídrico de superfície e subterrâneo.
Entretanto, por várias décadas o cerrado foi visto como impróprio à ocupação agropecuária, portanto, inviável economicamente, isso mudou e hoje essas ações são dadas como as principais causas da morte dessa vasta região.
Segundo Laura, especialmente na região do Matopiba (fronteira agrícola na divisa entre Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) entre os anos 2001 e 2020 foram desmatados 13 milhões de hectares, o que corresponde a 44,8% da área desmatada, no mesmo período, em todo o Cerrado (29 milhões de ha). Os dados constam do estudo “Panorama da Restauração Ecológica no Matopiba e Benchmarking de Políticas Públicas, publicado em 2021 pela Agroicone, uma das entidades que compõem a Araticum”.
Assim como em setembro, um mês antes, em agosto, a entidade também se reuniu para discutir sobre a “Governança de dados e plataformas para restauração do Cerrado”, em parceria com a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura (através do Observatório da Restauração e Reflorestamento) e a Plataforma Restor, a fim de “compartilharmos informações sobre as plataformas de dados espaciais disponíveis hoje e avaliarmos estratégias de integração, com uma governança de gestão desses dados”. Portanto, “com essas ações já realizadas pela Araticum pretendemos gerar conhecimento técnico e apoiar o monitoramento do Cerrado'', conclui Laura Antoniazzi.
Minuto Sustentável: O araticum, que vem do tupi e significa fruto mole, é uma fruta nativa do Cerrado também conhecida como a ‘graviola da montanha’. Sua árvore, chamada de araticunzeiro, pode atingir até 8 metros de altura .
Ecos do Meio é apresentado pela jornalista Rose Campos todas as terças, às 15h, com reapresentações as quartas, às 11h, e as quintas, às 20h, na Rádio Mega Brasil Online.
O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil