Logo Logo Logo Logo Logo

Dona do próprio nariz

Agência GALERIA recompra participação minoritária do Publicis Groupe, encerrando assim a relação com a holding francesa pouco mais de um ano após o lançamento da agência. Com isso, a operação comandada pelos sócios Eduardo Simon, Paulo Ilha, Pedro Cruz e Rafael Urenha se torna 100% nacional e independente

Divulgação

"Mesmo não havendo qualquer participação da holding no board ou intervenção nos rumos e no dia-a-dia dos negócios da agência, fizemos questão de realizar essa recompra o quanto antes para atender o propósito para o qual a GALERIA foi criada: ser independente e genuinamente brasileira e ajudar a transformar o mercado”, conta Eduardo Simon, CEO da GALERIA.

Passado pouco mais de um ano do lançamento da GALERIA, a relação entre a agência brasileira e a holding francesa Publicis Groupe chega ao fim após a recompra da participação minoritária da holding pela agência. Com isso, a GALERIA passa a atuar como uma operação 100% nacional e independente.

Mas até onde se sabe, o término da sociedade não é uma surpresa, uma vez que o surgimento da GALERIA foi motivado justamente pelo descontentamento dos sócios-fundadores Eduardo Simon, Rafael Urenha e Paulo Ilha com o grupo francês, quando ainda atuavam no comando da, então, DPZ&T.

Conforme explica Simon, CEO da GALERIA, a saída do Publicis Groupe já estava prevista desde o início. “Em apenas um ano de operação conseguimos viabilizar e concretizar essa negociação. Mesmo não havendo qualquer participação da holding no board ou intervenção nos rumos e no dia-a-dia dos negócios da agência, fizemos questão de realizar essa recompra o quanto antes para atender o propósito para o qual a GALERIA foi criada: ser independente e genuinamente brasileira e ajudar a transformar o mercado”, conta.

Para o lançamento da GALERIA, Pedro Cruz (ex-Vice-Presidente da FCB) se juntou ao trio – Simon, Ilha e Urenha – como sócio e CSO. A agência estreou no mercado com parte da equipe e clientes vindos da DPZ&T, como Natura, Itaú e McDonald’s.

Após a saída de parte da equipe e dos clientes, a DPZ&T, como parte de seu reposicionamento, promoveu uma reorganização na liderança. A agência passou a ser comandada pelos co-CEOs Fernando Diniz e Benjamin Young. Em agosto deste ano, a agência também mudou a sua marca, voltando a assinar como DPZ – nome original, formado pelas iniciais dos sobrenomes de seus fundadores, Roberto Duailibi, Francesc Petit e José Zaragoga.