Logo Logo Logo Logo Logo

Cerimônia do Prêmio Vladmir Herzog acontece hoje em SP

O jornalista Vladmir Herzog (foto), morto pelo governo militar em 25 de outubro de 1975, empresta o seu nome ao prêmio que reconhece esforços em defesa dos Direitos Humanos.

A estatueta que representa o Prêmio Vladmir Herzog é uma criação do designer e artista plástico Elifas Andreato que, em 2021, foi homenageado pela Mega Brasil com o Prêmio Personalidade da Comunicação

A cerimônia de entrega do Prêmio Vladmir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, será realizada nesta terça-feira, 25 de outubro, às 20h, no Tucarena. O Prêmio, que foi criado em 1979 em homenagem ao jornalista, professor e dramaturgo, torturado e morto pelo regime militar brasileiro em 1975, este ano realiza sua 44° edição e será aberta ao público. A premiação que homenageia a vida e luta de Vlado contra o autoritarismo e a censura, tem como objetivo reconhecer profissionais e veículos de comunicação que tiveram destaque na defesa do exercício jornalístico, dos direitos humanos e sociais. Nesta edição, 528 trabalhos foram inscritos em sete categorias: arte (ilustração, caricatura, charge, cartuns e quadrinhos), fotografia, áudio, vídeo, texto, multimídia e livro-reportagem. Além dos concorrentes ao prêmio, as jornalistas Kátia Brasil e Elaíze Farias receberão o troféu ao lado do médico oncologista e escritor Dráuzio Varella, pelo trabalho defendendo as causas amazônicas e a popularização de informações da área da saúde em meio a pandemia. Além deles, o repórter britânico Dom Phillips será homenageado in memoriam por sua carreira jornalística em defesa do meio ambiente. Dom, que foi assassinado em exercício de suas atividades jornalísticas se tornou um símbolo de sua luta. A estatueta concedida aos profissionais e homenageados foi criado pelo jornalista, designer e artista plástico Elifas Andreato, que em 2021 recebeu da Mega Brasil o Prêmio Personalidade da Comunicação. 

A cerimônia da premiação será transmitida ao vivo pelo Canal Universitário de São Paulo e tem como organizadores a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Tuca -Teatro da PUC, TV PUC, Canal Universitário de São Paulo (CNU), União Brasileira de Escritores (UBE) e OBORÉ. O evento, que será exibido pela TV PUC, terá início após a 11ª Roda de Conversa com os vencedores, que acontecerá das 14h às 17h, e conduzida pelos jornalistas Angelina Nunes, Sergio Gomes e Aldo Quiroga.