Logo Logo Logo Logo Logo

35 anos do Programa Curumim: Educar para a Convivência e a cidadania

No programa desta terça-feira, Rose Campos conversa com a Assessora Técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais, no núcleo Infâncias e Juventudes, do Sesc São Paulo, Maria Augusta Araújo para falar sobre os 35 anos do programa Curumim. Não perca, a partir das 15h, na Rádio Mega Brasil Online.

A Assessora Técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais, no núcleo Infâncias e Juventudes, do Sesc São Paulo, Maria Augusta Araújo é a convidada dessa semana

A sua semana já começa ao som de muitos ecos... são os Ecos do Meio chegando, aqui na Rádio Mega Brasil Online!

O Programa Ecos do Meio desta semana fala sobre os 35 anos do Programa Curumim, um marco nas ações de educação não formal, para crianças de 7 a 12 anos, do SESC São Paulo.

E para comemorar esses 35 anos de muita brincadeira, porém com educação e cultura o Programa Curumim irá realizar, de 9 a 11 de novembro, no Sesc Pompeia, uma jornada de muitos diálogos com educadores e pesquisadores brasileiros e internacionaisA Jornada Curumim: Educar para a Convivência e a cidadania.

Para falar mais sobre o assunto o Ecos do Meio recebe a pedagoga e especialista em gestão da cultura Maria Augusta Araújo, Assessora Técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais, no núcleo Infâncias e Juventudes, do Sesc São Paulo, que fala sobre as ações do Curumim e o seu relacionamento com o sistema de ensino educacional, além de como o desenvolvimento integral, a educação cidadã e a importância do diálogo com os territórios impactam no desenvolvimento da criança e do cidadão enquanto um agente político.

Portanto, o surgimento do programa, criado em 1987, se deu a partir da observação das mudanças de comportamento social, como a inserção das mulheres no mercado de trabalho, o surgimento de novas famílias, como as ‘mães solos’ e a falta de segurança e de espaços públicos para as crianças, o ‘que reforça a fundamental importância da relação com o território’ acrescenta Maria Augusta.

Maria Augusta explica ainda, que a adesão das empresas ao Programa Curumim é gratuita, sendo ‘a sua divulgação junto aos seus funcionários a forma efetiva de colaboração ao projeto’, que é oferecido em 32 unidades do estado numa jornada média de duas a quatro vezes por semana, com, no mínimo, 3h30 de atividades e envolvendo em sua totalidade, cerca de, 140 educadores. O Programa, que atende quatro mil crianças anualmente, também oferece refeições e atendimento odontológico.


Ecos do Meio é apresentado pela jornalista Rose Campos todas as terças, às 15h, com reapresentações as quartas, às 11h, e as quintas, às 20h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil