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Dá um “Google” no ESG

Gigante da tecnologia lança a plataforma de dados “Impact! ESG”, em parceria com a MindMiners e o Sistema B, que mede a percepção do consumidor sobre o ESG. O objetivo da iniciativa, liderada pela Analista de Insights do Google Brasil, Lívia Sitta (foto), é auxiliar as empresas a avaliarem melhor suas jornadas na geração de impacto na sociedade

Divulgação / LinkedIn

“Como sociedade e como marcas, percebemos que estamos no primeiro passo de uma jornada. Existe o consumidor que ainda não sabe sobre o assunto, marcas que não se associam e, por isso, não geram valor dentro desse território, e há a sociedade que suplica por informações”, explica Lívia Sitta, Analista de Insights do Google Brasil e Líder da Impact! ESG.

Cerca de 47% dos brasileiros não associa a Agenda ESG a nenhuma marca. É o que diz a plataforma de dados e mensuração “Impact! ESG”, lançada pelo Google, em outubro, e que promete auxiliar as empresas a avaliarem melhor as suas jornadas na geração de impacto na sociedade.

Desenvolvida em parceria com a MindMiners e com o Sistema B, a iniciativa inédita do Google ouviu 3 mil brasileiros em todas as regiões do país acerca da atuação de 274 marcas – escolhidas a partir do Brand Finance e Top of Mind DataFolha – no mercado. À critério de avaliação, foram utilizados 35 atributos ESG, divididos entre os pilares que formam a sigla.

O levantamento mostrou que somente 1 em cada 5 brasileiros já ouviu falar sobre os assuntos englobados dentro do ESG. Contudo, embora muitos não tenham associado espontaneamente a pauta a nenhuma marca específica, 4 em cada 5 consideraram importante que as empresas promovam ações que impactem positivamente o meio ambiente, o social e a governança.

Segundo o Google, grande parte dos entrevistados defendeu que a responsabilidade sobre melhorias relacionadas ao tema é compartilhada entre a iniciativa privada, pública, terceiro setor e sociedade – sendo as marcas as grandes responsáveis por levarem o assunto até o público, ampliando os debates e promovendo a conscientização.

Como sociedade e como marcas, percebemos que estamos no primeiro passo de uma jornada. Existe o consumidor que ainda não sabe sobre o assunto, marcas que não se associam e, por isso, não geram valor dentro desse território, e há a sociedade que suplica por informações”, explica Lívia Sitta, Analista de Insights do Google Brasil e Líder da Impact! ESG.

 

Google e ESG

Por meio da “Impact! ESG”, o Google pretende munir seus clientes com dados e ajudá-los em futuras tomadas de decisões. Conforme explica Lívia Sitta, num primeiro momento, o plano da empresa é contribuir na promoção de consciência interna das empresas – por meio, inclusive, de consultorias feitas pelo Sistema B.

No segundo momento, para os clientes que já possuem lugar de fala, vamos auxiliar na exposição externa, nas campanhas. E, por último, apresentaremos outros projetos que possam ajudar nas ações das empresas. O nosso convite é muito baseado nos tempos atuais, para que haja, entre marcas e sociedade, um movimento ativo e atento ao redor do planeta”, acrescenta Lívia.

A nova plataforma da gigante de tecnologia foi direcionada, inicialmente, aos grandes anunciantes que já são clientes, em especial nas áreas de Tecnologia, Bens de Consumo e Governo. No entanto, o serviço já foi ampliado para outras verticais de atuação da empresa, com o plano de, no início do próximo ano, ser oferecido para anunciantes menores. A expectativa é de atender em torno de 50 marcas até o final de 2023.

Marcos Bebiano, Diretor de Negócios dos segmentos de Bens de Consumo, Moda e Beleza, Governo e Tecnologia do Google, reforça que a “Impact! ESG” nasce como uma resposta à uma demanda latente no mercado e um desafio de muitos Presidentes de empresas. “Nas conversas com os líderes, existiram questões que passavam por assuntos como por onde começar a investir e de que forma mensurar o impacto que foi promovido. Vimos que existe um grande hiato na forma como o mercado mensura, porque são critérios e métricas diferentes. Surgiu, então, o desejo de sermos parceiros estratégicos dos nossos clientes com uma plataforma que pode exercer uma mobilização em frentes que vão gerar impacto positivo”, finaliza.