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“Felinos Pantaneiros” garante prêmio internacional

O apoio da GM América do Sul ao projeto Felinos Pantaneiros, iniciativa do IHP – Instituto Homem Pantaneiro, garantiu ao time de Comunicação da GM no Brasil, a conquista do prêmio Torque Awards, na categoria “Best Community Relations/Social Impact”

Divulgação

Foto legenda: A picape Chevrolet S10 Z71, cedida pela GM ao projeto Felinos Pantaneiros é utilizada por veterinários e biólogos do Instituto Homem Pantaneiro no monitoramento das onças e no acesso aos lugares mais extremos do Pantanal. A foto foi feita na Serra do Amolar, no Acurizal, onde fica a base do IHP que é sede do projeto Felinos Pantaneiros.

O projeto Felinos Pantaneiros, iniciativa do IHP – Instituto Homem Pantaneiro que tem o apoio da GM América do Sul garantiu ao time de Comunicação da GM no Brasil, a conquista do prêmio Torque Awards, na categoria “Best Community Relations/Social Impact”. O anúncio foi feito no último dia 3 de novembro pela matriz da GM, em Detroit, e busca valorizar e incentivar ações ao redor do mundo que tenham o objetivo de provocar mudanças e impactar a sociedade de forma positiva.

A GM e sua marca Chevrolet iniciaram há 25 anos uma história de engajamento com o Pantanal. Muito antes de sustentabilidade se tornar o talk of the town, a riqueza natural da maior planície alagada do mundo, um dos biomas mais importantes para a biodiversidade, se tornou palco de uma série de ações da marca com a mídia. Ao longo dos anos foram realizados vários lançamentos de produtos cujos conceitos se identificavam com a região, eventos de relacionamento com atividades de pesca, safáris fotográficos e ações sociais de apoio às comunidades ribeirinhas.

Ao mesmo tempo em que a narrativa de sustentabilidade, agora envelopada no guarda-chuva mais amplo do ESG, tornava-se hegemônica, o Pantanal ganhava o centro das atenções da região e do planeta. Virava tema de novela e protagonista dos impactos do aquecimento global. “Em novembro de 2021, a Rodovia Transpantaneira, conhecida como Estrada Parque no trecho de liga Miranda a Corumbá, foi palco do lançamento da picape S10 Z71. O conceito do evento era de mostrar a vocação de aventura do produto, ao mesmo tempo despertando a atenção da mídia para a necessidade de preservação de um bioma extremamente castigado pela seca e queimadas”, destaca Nelson Silveira, Diretor de Comunicação Estratégica da GM América do Sul.

O evento foi importante por se enquadrar nos esforços da empresa em proteger a biodiversidade, dentro da visão da GM de contribuir para a descarbonização do planeta e criar um futuro com zero acidente, zero emissão e zero congestionamento, chamando a atenção do Instituto Homem Pantaneiro, que buscava um parceiro estratégico para alavancar o programa Felinos Pantaneiros, focado em iniciativas para monitorar e proteger o maior felino das Américas, a onça-pintada. Desse modo, em março de 2022 a GM anunciou o apoio ao projeto, com uma visão de longo prazo que combina aporte financeiro com a cessão de uma picape Chevrolet S10 para ajudar veterinários e biólogos do IHP no monitoramento das onças e no acesso aos lugares mais extremos do Pantanal.

Como parte fundamental da parceria, elaboramos um plano de comunicação inovador, para dar protagonismo nacional à iniciativa, chamando a atenção das audiências para a importância da preservação do bioma. Entendendo que o papel da iniciativa privada vai além de apoiar, começamos uma jornada de contar essa história, conectando e engajando públicos de interesse às ações de preservação”, lembra Silveira.

O canal escolhido para ancorar a comunicação foi a página corporativa da GM América do Sul no LinkedIn, mídia que conecta a narrativa a lideranças e formadores de opinião. De lá, derivando para canais proprietários da GM, Chevrolet e IHP nas mídias sociais e outros canais, através de distribuição de materiais para jornalistas e influenciadores digitais. A isso se somaram eventos de ativação, como o anúncio da parceria, realizado em Corumbá com participação de várias mídias em março. Na sequência, em junho de 2022, aconteceu a Experiência GM Serra do Amolar, que levou um grupo de 15 mídias nacionais e influenciadores para conhecer a sede do projeto no coração do Pantanal. Uma viagem de barco de 3 dias com uma imersão no projeto e na cultura da região.

Este conjunto de ações contribuiu para colocar o Instituto Homem Pantaneiro como protagonista na defesa de um dos biomas mais importantes do planeta e das onças pintadas, que são topo de cadeia alimentar e atestam o alto nível de preservação da biodiversidade nos locais onde habitam.

Os resultados da comunicação até agora incluem mais de 700 mil stories sobre o projeto publicados no Instagram e quase 100 posts. Nas mídias jornalísticas, com alcance nacional, foram publicadas 47 histórias. O alcance potencial disso, auditado pela agência de monitoramento Cision, supera 270 milhões de pessoas impactadas.

Nesta jornada, a GM tem se mostrado um parceiro ideal, com sua política clara de conectar suas atividades às necessidades das comunidades onde atua ao redor do planeta e com seu compromisso em construir um mundo melhor para esta e as próximas gerações. Mas a saga não para por aí. No final de novembro de 2022, vamos realizar mais uma ativação com as principais mídias brasileiras para anunciar a ampliação da parceria e conhecer em loco um case de sucesso do projeto no gerenciamento do conflito natureza-produção, com visita à Fazenda Alegria, no Pantanal da Nhecolândia. Lá vamos entender como a educação e implementação de técnicas inovadoras de manejo, permitem manter as onças afastadas do rebanho de gado, reduzindo perdas e mantendo a pujança da atividade pecuária ao mesmo tempo em que as onças são preservadas”, anuncia Nelson Silveira.