Divulgação
“O Campus da WPP em São Paulo fornecerá espaços inovadores para maior colaboração e atuará como um catalisador para o trabalho de classe mundial no Brasil. Com pessoas e natureza integradas no coração de seu design, nosso objetivo é que o espaço seja o destino criativo dentro da cidade para nossos clientes e as pessoas mais talentosas do país”, explica Mark Read, CEO da WPP.
A WPP, maior empresa de serviços de marketing e comunicação do mundo, deu início à construção de um espaço inédito no Brasil, que irá reunir as 26 agências e empresas do Grupo que empregam cerca de 7 mil colaboradores no país. Batizado de “WPP Campus São Paulo”, o espaço foi projetado para oferecer um ambiente de convívio integrado, que atenda as novas necessidades dos talentos em relação a espaços de trabalho, propondo também uma nova relação desses espaços com a cidade. O principal objetivo é potencializar a inovação e a criatividade, por meio de um lugar pensado para promover a colaboração e sinergia entre agências, clientes, parceiros e comunidade.
Com proposta arquitetônica, inovadora e sustentável, do arquiteto Gustavo Utrabo, o campus ocupará um terreno de aproximadamente 20 mil metros quadrados na Vila Leopoldina, bairro de São Paulo que tem atraído diversas empresas da chamada “Nova Economia” e que desponta como celeiro de criatividade na cidade. A construção deve ser concluída até o início de 2025.
“O Campus da WPP em São Paulo fornecerá espaços inovadores para maior colaboração e atuará como um catalisador para o trabalho de classe mundial no Brasil. Com pessoas e natureza integradas no coração de seu design, nosso objetivo é que o espaço seja o destino criativo dentro da cidade para nossos clientes e as pessoas mais talentosas do país”, explica Mark Read, CEO da WPP.
Para Stefano Zunino, Country Manager da WPP no Brasil, o novo campus será um marco para a operação da empresa no país. “O espaço foi concebido para promover mais sinergia e colaboração entre empresas, profissionais e comunidade, estimulando a criatividade e o desenvolvimento de soluções inovadoras para os clientes e para o mercado. O projeto arquitetônico incentiva a sustentabilidade, o bem-estar e um melhor equilíbrio de vida, atendendo assim às novas perspectivas de trabalho e favorecendo a diversidade e a inclusão”, afirma.
Promovendo novas conexões
O projeto do “WPP Campus São Paulo” ganhou vida pelo trabalho criativo do arquiteto brasileiro Gustavo Utrabo. “O conceito do prédio parte da localização, região do encontro dos rios Tietê e Pinheiros, e da relação desses rios com os habitantes da cidade – do homem com a natureza – e de como essa relação pode ser repensada”, conta.
Com lajes de 11.000m², os cinco andares serão conectados por passeios e escadarias que levarão a espaços amplos de convívio e galerias também transitáveis em suas áreas externas, repletas de áreas de trabalho com varandas e terraços. Além de um auditório, o térreo aberto ao público contará com lojas, cafés, restaurantes e grande área verde. O campus também contará com diversos outros serviços pensados para facilitar a vida dos talentos da WPP, como day care e academia de ginástica.
O projeto paisagístico foi desenvolvido pelo arquiteto Raul Pereira e terá mais de 110 espécies de plantas e árvores da Mata Atlântica, remetendo à riqueza e biodiversidade brasileira, em seus mais de 7.000m² de jardim. A BDG architeture + design, pertencente à WPP, vai liderar a ambientação do interior do campus, reforçando a proposta de proporcionar um ambiente atraente e diverso para estimular a colaboração e conectar ainda mais os profissionais de Marketing, Publicidade, Mídia, Comunicação e Criação com o trabalho de transformação criativa da empresa.
O projeto do “WPP Campus São Paulo” foi iniciado em 2019, a partir de concorrência aberta pela WPP para que empresas do mercado imobiliário apresentassem ideias diferentes das tradicionalmente praticadas em prédios corporativos. A proposta era criar um espaço que fosse realmente inédito para a cidade. A Brookfield, uma das maiores gestoras de ativos alternativos do mundo, se destacou pela experiência com empreendimentos corporativos e o projeto inovador, localizado fora dos eixos empresariais típicos da cidade, trazendo a oportunidade de acelerar a transformação urbana deste nascente polo criativo da zona oeste da cidade.
Essa mudança começou com a reabilitação do terreno, antigamente contaminado por resíduos de uma fábrica que ocupava o local, e seguirá com uma construção com utilização racional de materiais, valendo-se de estruturas pré-moldadas, aplicadas em uma escala nunca praticada pela empresa no país. Mantendo o compromisso da WPP de alcançar o “net zero” em suas operações até 2025, o edifício buscará a “Certificação LEED Gold” de Sustentabilidade, e contará com painéis solares distribuídos no telhado do “Campus” para alimentar a estrutura com energia verde.
O novo espaço em São Paulo fará parte da estratégia global de campus da WPP, que terá mais de 65 campi em todo o mundo abertos até 2025. O primeiro campus da empresa no Brasil se juntará aos campi recém-inaugurados em Toronto, Praga, Milão, Detroit e Londres.