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RD Ads de volta ao mercado

RD-RaiaDrogasil relança seu braço de Retail Media agora turbinada por parcerias e aquisição. Sob a liderança de Vitor Bertoncini (foto), Diretor-Executivo de Marketing e Clientes da RD, a adtech pretende conectar os anunciantes a um dos públicos mais qualificados do varejo, por meio do uso intensivo de dados e novos ativos de mídia

Divulgação / LinkedIn

“Esse nível de mensuração não existe no mercado. Hoje, as empresas estimam a audiência com uso de dados de terceiros, como perfil dos donos de celulares que circulavam na região no momento do anúncio. Nós estamos oferecendo muito mais: o perfil exato da audiência que viu o anúncio, o quanto a campanha moveu a venda, quantos consumidores novos conquistou, quantos recuperou, quantos pontos de share ganhou depois da ação. É um controle nunca visto antes por equipes de Marketing e agências”, comenta Vitor Bertoncini, Diretor-Executivo de Marketing e Clientes da RD-RaiaDrogasil e Líder do RD Ads.

A RD-RaiaDrogasil, varejista farmacêutica brasileira nascida da fusão entre Droga Raia e Drogasil, relançou o seu braço de Retail Media, o RD Ads. Em operação desde 2017, a adtech do Grupo está incorporando uma série de inovações para acelerar seus resultados, aproveitando a onda de crescimento esperada para este mercado no Brasil.

O RD Ads vai impactar os clientes de maneira mais direta e precisa, oferecendo os produtos que eles mais consomem e aspiram. A adtech cria audiências utilizando o histórico de compras e interesse dos mais de 46 milhões de clientes da RaiaDrogasil, e as disponibiliza para indústrias e agências desenharem suas campanhas de publicidade digital para chegar exatamente aos consumidores desejados.

Diferente das soluções de Retail Media dos marketplaces digitais, mais voltados para busca patrocinada dentro dos próprios sites, o RD Ads ativa cada audiência através de 15 canais diferentes, como mídia programática em Google e Facebook, e-mail marketing, SMS, push de app, revistas “Sorria” e “Todos” e portal de conteúdo “Vitat”.

A novidade é a aquisição da E-Loopz, startup de adtech que vai acelerar a expansão de telas digitais para mais de 1.700 farmácias, totalizando entre 6 mil e 10 mil telas em poucos anos. Isso já coloca o RD Ads entre as maiores empresas de DOOH (digital out-of-home) do Brasil. As telas já nascem integradas aos demais canais, tanto na execução quanto na mensuração, que usa um dos diferenciais da RD: a identificação de 97% das transações em loja física. Com isso, a empresa consegue saber quais consumidores estão dentro de cada loja a cada minuto. A empresa vai cruzar essa informação com a programação das telas, conseguindo entregar ao anunciante exatamente a audiência que viu seus anúncios nas telas digitais, e quais foram os efeitos no comportamento do consumidor.

Esse nível de mensuração não existe no mercado. Hoje, as empresas estimam a audiência com uso de dados de terceiros, como perfil dos donos de celulares que circulavam na região no momento do anúncio. Nós estamos oferecendo muito mais: o perfil exato da audiência que viu o anúncio, o quanto a campanha moveu a venda, quantos consumidores novos conquistou, quantos recuperou, quantos pontos de share ganhou depois da ação. É um controle nunca visto antes por equipes de Marketing e agências”, comenta Vitor Bertoncini, Diretor-Executivo de Marketing e Clientes da RD-RaiaDrogasil e Líder do RD Ads.

Além de medir o impacto dos anúncios ao longo da jornada do cliente, o RD Ads incorpora mais de 50 métricas para atender às necessidades do anunciante ao avaliar os retornos do investimento. Para garantir a isenção para os anunciantes, a mensuração conta com o aval técnico da Dunnhumby, que também trouxe novidades para 2022, como a mensuração “D+1” – o anunciante pode acompanhar a performance de suas campanhas praticamente em tempo real.

O RD Ads incorpora, desde 2021, o modelo ágil de operação de campanhas, com a metodologia desenvolvida em conjunto com a consultoria Zmes. Em alguns modelos de parceria, as mesas de operação poderão contar com a participação do anunciante ou sua agência na otimização dos investimentos.