Marcas brasileiras patrocinam mais de 5 milhões de doações em parceria com aplicativo
O uso da tecnologia está transformando o mercado de doações para caridade que movimenta mais de US$3tri no mundo. Paralelo a isso, empresas têm percebido que o público espera que sejam realizadas iniciativas que coloquem em ação boas práticas sociais. Entretanto, o mais desafiador é saber como transmitir isso de forma simples e com boa repercussão. O mercado de startups percebeu essa necessidade e já está oferecendo soluções para atender essa demanda.
"Há muitas marcas incríveis que estão buscando um jeito inovador de causar um impacto positivo no planeta, o problema é que são poucas pessoas que conhecem esses projetos. Foi pensando nisso que criamos uma plataforma que permite que pessoas façam doações gratuitas em parceria com essas marcas”, explica Rodeiro, CEO da Ribon. Os resultados mostram que patrocinar esse tipo de iniciativa pode ser considerado um investimento bastante rentável.
Por meio da Ribon, usuários já fizeram mais de cinco milhões de doações em três anos de atividades, sempre vinculando cada doação com as marcas parceiras. O número é ainda mais impressionante se analisarmos as ONGs para as quais são enviadas as doações, todas listadas como as mais eficientes do mundo, segundo o ranking da The Life You Can Save.
Não é apenas no Brasil que esse fenômeno acontece. Levantamento da americana FleischmanHillard, maior agência global de comunicação corporativa, divulgou neste ano o Authenticity Gap, estudo focado nas expectativas dos consumidores para medir a diferença entre marca e suas reputações. Foram 7,3 mil pessoas ouvidas nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, China, Reino Unidos e Alemanha. 72% querem saber os impactos gerados pelas empresas na sociedade e no meio-ambiente.
Ciente de que há um público interessado em ser comunicado sobre essas informações, a Ribon percebeu que é preciso fazer uma interface que torne essa experiência simples, engajadora e rentável. Com esse pensamento, a startup conquistou mais de 50 mil usuários ativos na sua primeira fase de atividades, e pretende alcançar a marca de 200 mil até o final de 2020.
Pode-se dizer que uma das causas que mais geraram esse engajamento da comunidade foi o propósito de fazer doações para caridade sem gastar dinheiro. O processo é bem simples, unindo publicidade e tecnologia: as marcas levantam o recurso em troca de mídia e os usuários direcionam o dinheiro para as ONGs que desejam. A estratégia gera 3 milhões de impressões por mês, além de 3.200 cliques e 7.600 momentos de interação entre usuários e marcas por dia.