Logo Logo Logo Logo Logo

O pulo para o sucesso

Completando 15 anos, a WEBJUMP se consolida como referência internacional em comércio eletrônico e os próximos passos já miram em uma expansão internacional. Criada em 2007, a empresa vem ajudando grandes marcas do mercado a acelerarem a transformação digital com foco na experiência do usuário, sob a liderança do cofundador e CEO, Ivan Bastos (foto)

Divulgação

"Para os próximos 15 anos, queremos continuar a investir em inovação, tecnologia e, principalmente, em nossas pessoas para ajudar as empresas a fazer uma transformação para o comércio sem barreiras”, ressalta Erick Melo, cofundador e CCO da WEBJUMP.

A WEBJUMP, empresa referência em transformação digital na América Latina, acaba de completar 15 anos e comemora a data renovando o seu compromisso com a inovação. Ao longo desse período, já ajudou grandes marcas – como Nestlé, Alpargatas, Galderma, Starbucks at Home e BrasilSeg – a liderarem a transformação digital no Brasil e no mundo com mais de 1000 projetos entregues. Cresceu 450% nos últimos quatro anos, e só nos últimos dois viu seu quadro de funcionários aumentar 200%. Mas tudo isso é apenas o começo, uma vez que a empresa agora mira o próximo nível do comércio eletrônico, com projetos de integração de jornada digital e grandes inovações relacionadas aos universos B2B, B2C, D2C, B2B2C e marketplaces.

Principal Adobe Gold Partner no Brasil e a única com selo “Specialized Commerce” na América Latina, a WEBJUMP tem hoje uma posição privilegiada no mercado, com mais de 50 certificações Adobe. Um cenário bem diferente de 2007, quando foi criada, para ajudar empresas a iniciarem sua jornada no universo online com a construção de portais, websites, SEO e como agência digital boutique. À época, a empresa surgiu como parceira da plataforma de e-commerce open source Magento, adquirida pela Adobe em 2018. “A Magento estava despontando no mundo pelo fato de ser open source e isso casou muito com nossa proposta. Cravamos essa bandeira no país”, orgulha-se Ivan Bastos, cofundador e CEO da WEBJUMP.

O executivo recorda que o primeiro grande desafio no comércio eletrônico foi criar um ambiente digital para a venda de pneus para a marca Caçula Pneus, antiga revendedora Pirelli de São Paulo. “Naquele momento, em 2011, não era um projeto comum, porque não tínhamos ideia de quem compraria pneus pela internet. Hoje vemos a importância desse projeto pioneiro em e-commerce omnichannel do país. Foi um marco do qual temos muito orgulho. Fizemos um omnichannel antes mesmo de essa palavra existir”, relembra.

A partir de então, projetos para estruturação de marketplaces começaram a surgir com mais frequência, com atuação da WEBJUMP em todas as frentes do comércio eletrônico – seja B2B, B2C, D2C ou B2B2C, entre outros. A empresa desenvolve também aplicativos, PWA (Progressive Web App) e UX/UI, a maior parte em Adobe Commerce – plataforma líder em comércio eletrônico B2B e B2C à qual a WEBJUMP é referência no Brasil. Outro grande marco foi a aquisição da WEBJUMP pela Compass.Uol, empresa de tecnologia do Grupo Uol, em outubro de 2021. “O e-commerce brasileiro já avançou muito e é referência no mundo. Mas é interessante notar que o que desenvolvemos vai muito além do e-commerce. Fazer a transformação digital nas empresas e para o mercado, e ver as pessoas que estão dentro de casa evoluírem pessoalmente e profissionalmente, é o que mais nos motiva”, comenta Erick Melo, CCO da WEBJUMP, que, ao lado de Ivan Bastos e do CTO Rodrigo Mourão, fundou a empresa.

Entre os projetos de sucesso da empresa estão o “Parceiro Ambev”, e-commerce B2B da Ambev conhecido hoje como “Bees”, o qual foi responsável pela WEBJUMP ter dado um salto em sua história, em 2017, ao ser eleito “The Best B2B Buyer Experience” em evento da Magento em Las Vegas. A empresa também desenvolveu recentemente o e-commerce “My Galdema Store” para a Galdema. Já para a Nestlé, conta com mais de 10 projetos ativos.

Para o futuro, a meta é consolidar sua expansão internacional e alcançar o próximo nível do comércio eletrônico mundial, o que, na visão de Erick Melo, já não pode mais ser considerado e-commerce, mas apenas commerce. “Estamos montando uma empresa muito estruturada, para mostrar a força que o Brasil tem em inovação, tecnologia, profissionais e em entrega de valor. A gente é bom no que faz, a gente entrega coisas muito grandes e muito boas. Para os próximos 15 anos, queremos continuar a investir em inovação, tecnologia e, principalmente, em nossas pessoas para ajudar as empresas a fazer uma transformação para o comércio sem barreiras”, finaliza.