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“Estamos no meio de nossa revisão anual do planejamento operacional, na qual analisamos cada um de nossos negócios e tomamos decisões sobre o que acreditamos que devemos mudar”, escreveu Jassy.
Conforme informações divulgadas pelo The New York Times, havia especulações de que a Amazon demitiria mais de 10 mil funcionários no último dia 14 de novembro. Contudo, no dia 17, o CEO da companhia, Andy Jassy, publicou um memorando no site da própria Amazon no qual deu detalhes dos planos de demissão da big tech e confirmando mais cortes para 2023.
“Estamos no meio de nossa revisão anual do planejamento operacional, na qual analisamos cada um de nossos negócios e tomamos decisões sobre o que acreditamos que devemos mudar”, escreveu Jassy. De acordo com o CEO, todos os líderes da companhia estão trabalhando com suas equipes e analisando os níveis de força de trabalho, investimentos para o futuro e priorizando o que é mais importante para os clientes e para a saúde dos negócios a longo prazo.
Ainda no mesmo dia 17, a Amazon comunicou algumas demissões nas áreas de Dispositivos e Livros, além de anunciar oferta de demissão voluntária para alguns colaboradores no departamento de Pessoas, Experiência e Tecnologia.
Tais desligamentos acontecem em um momento no qual a economia americana se encontra em recessão – o que deve continuar no ano seguinte. Além da Amazon, outras big techs – como Meta, Google e Twitter – também estão enfrentando um cenário de crise.
Jassy reforçou que todas as decisões serão previamente comunicadas aos colaboradores afetados no início de 2023, antes que a informação se torne pública ou tome caminhos mais amplos. “Não passou despercebido por mim, ou por qualquer um dos líderes que tomam essas decisões, que não são apenas funções que estamos eliminando, mas sim, pessoas com emoções, ambições e responsabilidades, cujas vidas serão impactadas”, apontou o executivo.
Andy Jassy assumiu como CEO da Amazon em julho do ano passado, em meio às incertezas provocadas pela pandemia de Covid-19. Desde que está no cargo, ele ressalta que essa tem sido a decisão mais difícil que tomaram até agora.
“Estamos trabalhando para apoiar aqueles que são afetados e tentando ajudá-los a encontrar novas funções nas equipes que precisam; e nos casos em que isso não for possível, estamos oferecendo pacotes que incluem um pagamento de separação, benefícios transitórios de seguro de saúde e suporte externo para colocação em trabalho”, finalizou o CEO no comunicado.