Logo Logo Logo Logo Logo

Mercur de olho na Saúde Mental

A companhia lançou recentemente um Programa de Saúde Mental para seus colaboradores, vinculado ao Grupo de Saúde Integral, da área de Talentos Humanos. Conforme a Psicóloga que atua na Mercur, Salimar Pasqual Mariano (foto), desde 2015 a empresa fazia escutas individuais quando havia algum sinistro tanto pessoal, quanto profissional

Divulgação

Salimar Pasqual Mariano, Psicóloga que atua na Mercur

A Mercur, empresa das áreas de saúde e educação, com o propósito de cocriar um mundo melhor e com uma gestão com o foco nas pessoas, lançou recentemente um Programa de Saúde Mental para seus colaboradores, vinculado ao Grupo de Saúde Integral, da área de Talentos Humanos. Conforme a Psicóloga que atua na Mercur, Salimar Pasqual Mariano, desde 2015 a empresa fazia escutas individuais quando havia algum sinistro tanto pessoal, quanto profissional. Mas o contexto da pandemia acentuou a necessidade de ações nesse sentido, levando à criação de um programa interno com maior estruturação.

De lá para cá, foi organizado o Grupo de Saúde Integral que possibilitou ações, que no processo de aprendizagem, deram as condições para a estruturação do Programa de Saúde Mental”, explica a psicóloga.

O Plano de Ação Integral de Saúde Mental 2013–2030 da Organização Mundial da Saúde, revisado este ano, demonstra que a depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia.

Entre as ações do Programa de Saúde Mental estão disponíveis acolhimentos individuais, conversas intermediadas por Psicóloga entre o colaborador e gestor, além de muitos outros serviços.

Uma das formas de atender os colaboradores é o Acolhimento Individual. “O processo da escuta acolhedora acontece com total sigilo das informações e é voltado para atender necessidades pontuais, tanto em nível pessoal como profissional”, explica Salimar. Além disso, o programa apoia no encaminhamento para a rede pública, plano de saúde, além de outras necessidades do colaborador.

Durante o setembro amarelo ocorreram rodas de conversas sobre ansiedade, tema escolhido pelos próprios colaboradores em pesquisa para o diálogo inicial do programa. “Distribuímos marca páginas com dicas para que as pessoas nos tenham como referência e desmistifiquem a noção de saúde mental. Precisamos trazer esse assunto para o centro dos cuidados e ações, porque sabemos da importância para as relações interpessoais", comenta a Psicóloga. 

Outra ação do programa, integrada ao grupo de Saúde Integral e em parceria com o Sesi, é o curso de Brigadistas Psicossociais, no qual colaboradores da Mercur estão em formação para atender situações de risco psicossocial de colegas, de forma pontual e não invasiva, apoiados em pilares como a observação, cuidado paliativo e encaminhamento. A iniciativa conta também com a parceria da DK Consultoria para casos em que envolvam uso abusivo de álcool e outras substâncias psicoativas. 

A Mercur busca desenvolver um bom relacionamento com as pessoas, respeitando as diferenças de cada um e mantendo e proporcionando espaços de cuidado para os seus colaboradores.