Logo Logo Logo Logo Logo

Renata Afonso deixa a CNN Brasil

Executiva, que comandava o canal de notícias, anuncia sua saída do cargo de CEO após 19 meses na função, sob a alegação de que entende que encerrou um ciclo de mudanças na gestão após a cobertura das eleições presidenciais. Em seu lugar, o Chairman Executivo, João Carlos Camargo, assume o posto interinamente

Divulgação / LinkedIn

"A CNN Brasil está preparada para um novo ciclo. Encerro essa etapa realizada pela oportunidade de ter vivido tudo que vivemos e pelo que conquistamos até aqui”, afirmou Renata.

No último dia 21 de novembro, Renata Afonso anunciou a sua saída do cargo de CEO da CNN Brasil. A executiva deixou o comando do canal de notícias após ter sido contratada em abril de 2021, para substituir Douglas Tavolaro, um dos criadores do projeto brasileiro do veículo, que se desligou da empresa para se dedicar a projetos pessoais um ano depois de o canal ter sido inaugurado.

De acordo com um comunicado divulgado pela CNN Brasil, a decisão de deixar a empresa foi da própria executiva, que considera ter encerrado um ciclo de mudanças na gestão após a cobertura das eleições presidenciais. “Tudo isso só foi possível por ter ao meu lado um time competente, apaixonado pelo que faz e que se agiganta nos grandes momentos. A CNN Brasil está preparada para um novo ciclo. Encerro essa etapa realizada pela oportunidade de ter vivido tudo que vivemos e pelo que conquistamos até aqui”, afirmou Renata.

O Vice-Presidente da CNN International, Samson Desta, destaca que Renata foi uma excelente líder para a CNN Brasil, uma vez que fortaleceu a reputação da premiada rede de jornalismo e incutiu uma cultura forte. “Desejamos a Renata o melhor em sua próxima empreitada e trabalharemos com a CNN Brasil à medida que avança o sucesso de sua recente cobertura eleitoral”.

A saída de Renata Afonso acontece 20 dias depois de a emissora ter anunciado a chegada de João Carlos Camargo como sócio e Chairman Executivo do canal. Conforme explicou a CNN, Camargo é quem ficará encarregado, interinamente, do comando da empresa, até que seja definida a nova estrutura de liderança.

 

A gestão de Renata Afonso

Os 19 meses em que Renata Afonso esteve à frente da CNN Brasil ficaram marcados por uma reformulação da estrutura do canal, bem como pela criação de outros pilares de negócios, como a CNN Soft – área dedicada à produção de conteúdo não-factual.

Foi uma gestão super desafiadora. A CNN Brasil é uma empresa que tem só dois anos e, quando entrei, os alicerces da gestão interna ainda eram muito frágeis. Nesse período, conseguimos avanços em várias áreas. Internamente, criamos toda a parte de governança, compliance e de processos. Readequamos toda a empresa para receber um projeto importante de cultura, com retenção de talentos e o desenvolvimento de uma cultura própria. Como aqui dentro temos pessoas que vieram de diversos veículos, cada um traz uma cultura diferente e, com a pandemia, não havia ainda dado tempo de construir uma cultura única. Fazendo uma analogia com o Agronegócio, posso dizer que nesse primeiro ano preparamos o solo, plantamos e, agora, estamos esperando os resultados”, declarou Renata, na época em que era CEO, ao Meio & Mensagem.

Antes de ingressar na CNN Brasil, a executiva atuou por 14 anos na TV Tem, afiliada da TV Globo no estado de São Paulo, onde chegou a assumir a liderança de toda a operação. No currículo, ela também tem passagens por HBO, RedeTV e Band.