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Monitoramento que merece a taça

Segundo estudo divulgado pela Publicis Brasil, o qual revelou os impactos digitais e de audiência no primeiro dia da Copa do Mundo, foram mais de 4,2 milhões de conversas sobre a Copa no Twitter. De acordo com Thiago Cassemiro (foto), Head de Dados da Publicis Brasil, esse tipo de análise é crucial para avaliar a estratégia das marcas atendidas

Divulgação

A estreia da Copa do Mundo registrou mais de 4,2 milhões de conversas, ficando nos “Trending Topics” do Twitter Brasil por mais de 8 horas.

A Publicis Brasil analisou os principais dados relacionados à “Audiência”, “Impacto Digital” e “Investimento” das marcas na Copa do Mundo. O estudo foi liderado pelo Brainlab, célula de dados e inteligência da agência, que unifica tecnologia, expertise técnico e criatividade.

Entre os principais números revelados estão os de alcance digital. A estreia da Copa do Mundo registrou mais de 4,2 milhões de conversas, ficando nos “Trending Topics” do Twitter Brasil por mais de 8 horas.

O time do Equador, que venceu o Qatar por 2x0, foi citado mais de 550 mil vezes. Já Valencia, autor de ambos os gols, foi mencionado mais de 350 mil vezes. A hashtag “#QatarWorldCup2022” obteve mais de 200 mil menções no Brasil. Além disso, as interações mais engajadas que antecederam o início do evento, estavam relacionadas à escalação do time. A presença de Daniel Alves e a ausência de Gabigol gerou discussões entre os usuários. Por fim, a palavra “Qatar” obteve mais de 3 milhões de menções na análise dos “Trending Topics” global.

O estudo também trouxe dados sobre os anunciantes. A Copa do Qatar já teve investimento 14 vezes maior que a edição na Rússia, em 2018. O TikTok, cliente de mídia da Publicis, faz parte do grupo de patrocinadores na transmissão da TV Globo. Também tem o grupo de patrocinadores da CBF e Fifa.

O Brasil também aparece na lista de países com maior afinidade sobre o tema, fazendo buscas por diversos assuntos relacionados, como por exemplo: “Copa do Mundo 2022”; “horário de abertura e jogos”; “resultados e transmissão ao vivo”. Essas e outras buscas tiveram um crescimento de até 1900% no Google.

Entre os temas que ficaram em destaque no primeiro dia de evento estão a "Abertura”, principalmente por conta da atração, que ficou à cargo de Jungkook. Membro do famoso grupo de K-pop, BTS, fez história ao ser o primeiro integrante desse estilo musical a se apresentar em uma cerimônia de abertura de Copa do Mundo. “Inclusão e Diversidade” também geraram forte movimentação no digital. Acompanhado por um discurso do ator americano Morgan Freeman, o tema fez parte do discurso da cerimônia de abertura – o que gerou discussões polêmicas, uma vez que o Qatar é conhecido por suas leis severas e violações aos Direitos Humanos. Além disso, a “Derrota do Qatar” também foi destaque, uma vez que um anfitrião perdeu o jogo de abertura da Copa do Mundo.

De acordo com Thiago Cassemiro, Head de Dados da Publicis Brasil, esse tipo de análise é crucial para avaliar a estratégia das marcas atendidas. “Para desenvolver campanhas efetivas, é preciso inteligência. O Brainlab permeia a cultura data driven no processo completo dos projetos, desde a concepção da estratégia até a mensuração de resultados de comunicação e negócio dos nossos clientes. Esse tipo de estudo é um exemplo sobre a importância de as marcas contarem com um parceiro estratégico, que saiba ler os dados e analisar todas as possibilidades, pois dados sem inteligência não têm valor”.

Para Edney Gomes, líder da área de Pesquisa & Insights, o monitoramento ágil da Copa do Mundo, combinado com os dados das transmissões e com a repercussão nas mídias sociais, permite aos times de Conteúdo e Criação da agência identificarem oportunidades de atuação dentro do contexto e timing pertinentes. “Durante todo o evento teremos monitoramento diário dos índices de audiência e repercussão no digital para que nossos times e clientes tenham um completo entendimento, não só sob a ótica esportiva, mas também cultural e social, que estão sob holofotes nesta edição da Copa”.