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Uma combinação sustentável e tech

Comandada pela CMO da Microsoft, Luciana Lancerotti (foto), o mapeamento lançado pela companhia divulga fornecedores de serviços sustentáveis de marketing e comtempla diversos setores como proteção direta ao meio ambiente, redução de desigualdade, desenvolvimento humano, consumo e produção responsável

Divulgação

Luciana Lancerotti, CMO da Microsoft

A Microsoft, recentemente, divulgou uma lista com aproximadamente 6 fornecedores de serviços sustentáveis de marketing, que está disponível para compartilhamento. A relação inclui diversas áreas e conta com empreendedores locais para produção do café distribuído em intervalos de eventos corporativos, montadoras de estandes que já trabalham com matéria-prima mais leve para incluir força de trabalho feminina, negócios que operam na economia circular para entregar a correta destinação de resíduos, além de mão-de-obra inclusiva como a Galera do Clique, que faz treinamento e dá emprego a fotógrafos com síndrome de Down.

Para Luciana Lancerotti, CMO da Microsoft, o mapeamento, que começou em maio, não tem um caráter de crítica, revolta ou culpa, mas sim de atitude. “A Microsoft tem poder de voz, mas agora precisa dar espaço de fala para quem precisa”, acrescenta. Wunderman Thompson, Dentsu, Oliver e Marcom, e as empresas de eventos TM1, Motivare, Popi e Living Brands, já entraram no projeto comandado por Luciana.

Instituições receberam tapetes e plantas, comunidades de costureiras fizeram camisetas com algodão sustentável, canecas de cerâmica foram fabricadas com resto de plástico presentearam parceiros, e potes de degustação de mel produzido no interior de São Paulo foram a surpresa de convidados de evento.

Cada agência conta com um representante exclusivo para alimentar o catálogo com fornecedores já testados, o que consolida um esforço colaborativo. Com base nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o programa está separado entre os setores de proteção direta ao meio ambiente, redução de desigualdade, desenvolvimento humano, consumo e produção responsável.

Para tornar o trabalho mais fácil, a lista está categorizada por setor, incluindo alimentos, bebidas e transporte, entre outros.

Já dobramos o volume de fornecedores desde o início do projeto”, detalha Luciana. Um desses fornecedores auxiliou a Microsoft a achar um parceiro que conseguiu transformar mais de 200 metros quadrados de madeira certificada, usada em um evento, em serragem e, finalmente, em energia.

Atualmente, para ter a Microsoft como patrocinadora, o evento precisa de dar espaço para que a marca fale a respeito de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) na prática do marketing.

A empresa ainda procura compreender a estruturação de espaços, o que influencia a própria cadeia da organização. O modelo de amadurecimento é frequente e está dentro da jornada de transformação não apenas das empresas, mas dos valores individuais de executivos que trabalham nas mais variadas frentes de trabalho da indústria da comunicação.