Divulgação
Microsoft aparece em segundo lugar no ranking das marcas mais valiosas da Interbrand, atrás apenas da Apple, que se manteve na primeira posição pelo 10º ano consecutivo.
Em novembro, a Interbrand divulgou no Web Summit 2022 o “Best Global Brands”, o ranking anual das marcas mais valiosas do mundo. E uma das novidades da edição deste ano é a Microsoft, que, com um valor de US$ 278,2 bilhões, ultrapassou a Amazon (US$ 274,8 bilhões), alcançando a segunda posição na lista. A marca ficou atrás apenas da Apple, que se garantiu no primeiro lugar pelo 10º ano consecutivo – totalizando US$ 482,2 bilhões após um crescimento de 18% em seu valor de marca desde a última edição.
Além da Microsoft, Tesla e Chanel apresentaram o maior crescimento percentual ano a ano, tendo todas elas aumentado o seu valor de marca em 32%. Contudo, vale destacar que, apesar do crescimento, a Tesla, de Elon Musk, não replicou a alta de 184% no valor de marca que observou em 2021.
O Top 5 do ranking continua dominado pelas gigantes de tecnologia, com o Google permanecendo na quarta posição (US$ 251,7 bilhões) e a Samsung fechando o time (US$ 87,6 bilhões). Já o top 10 – cujos valores representam 53% de toda a tabela – é formado pelas marcas Toyota (6ª posição – US$ 59,7 bilhões), Coca-Cola (7ª posição – US$ 57,5 bilhões), Mercedes-Benz (8ª posição – US$ 56,1 bilhões), Disney (9ª posição – US$ 50,3 bilhões) e Nike (10ª posição – US$ 50,2 bilhões), que pela primeira vez superou o McDonald’s, que ficou na 11ª posição.
Top 100
Ao ampliar o “Best Global Brands” para o Top 100, as novidades do ranking deste ano são as presenças das marcas Airbnb, Red Bull e Xiaomi, e as saídas das marcas Uber, Zoom e John Deere. Vale ressaltar também que o Instagram, que figura na 16ª posição, ultrapassou o Facebook, que está na 17ª posição como a marca mais valiosa da Meta.
Outro destaque do ranking de 2022 é o crescimento de 16% no seu valor geral, comparado ao ano anterior, chegando a US$ 3 trilhões – maior taxa de crescimento até hoje. Segundo a Interbrand, essa alta representa a crescente contribuição que a marca de uma empresa tem para impulsionar seu sucesso econômico. Apesar das oscilações financeiras dos últimos anos, o valor das marcas mais fortes em todo o mundo aumentou, o que reflete a escolha e a fidelidade dos clientes.
Beto Almeida, CEO da Interbrand, destaca que o grupo das 10 marcas mais valiosas do mundo somam, juntas, quase US$ 1,7 trilhão em valor de marca, e que as demais atingem, somadas, US$ 1,4 trilhão – ou seja, as 10 primeiras valem mais do que as outras 90 juntas. “Mas, o que explica tanto sucesso? Obviamente, não se trata de um único ponto, mas fica claro que as marcas dessa liga fazem mais do que oferecer produtos, serviços e experiências excepcionais”, ressalta.
O CEO enfatiza que essas marcas tomam partido nos debates mais críticos dos tempos atuais – desde a promessa da Apple por privacidade, até as posições da Nike a respeito de inclusão, além da proteção aberta de muitas empresas com relação aos direitos de seus funcionários. “Essas empresas estão construindo seus negócios em torno de sua marca, em contraste com a abordagem tradicional de construir marca em torno de um produto, e isso é o que as diferencia do resto da lista”.
O ranking revela, ainda, que os crescimentos mais rápidos em 2022, em termos de variação percentual do valor da marca, ano a ano, superaram significativamente as marcas em queda rápida em três fatores de força da marca: Direção (marcas que definem uma direção clara); Agilidade (se movem rapidamente para trazer novos produtos e serviços para o mercado); e Participação (trazer as pessoas para participarem dessa jornada).