Executivo tem ampla experiência em varejo e perfil empreendedor com orientação a soluções inovadoras
Luis Mario Bilenky assumirá a partir 13 de janeiro o cargo de CEO da Saraiva, uma das maiores redes varejistas de conteúdo do país, com foco em educação, cultura e entretenimento. Eleito pelo novo Conselho de Administração, o executivo terá como missão implementar e refinar as estratégias de reestruturação e crescimento econômico da companhia.
Bilenky possui extensa experiência em varejo, com atuação em companhias multinacionais e nacionais. O executivo foi presidente e CEO da Blockbuster e Fototica; e no McDonald's, onde foi diretor de marketing para a América Latina. Também atuou no Grupo Fleury, onde ocupou o cargo de diretor executivo, e no Hospital Infantil Sabará, de onde foi sócio e presidente.
“O Mercado livreiro, no Brasil e no mundo, passa por uma fase de transformação e adaptações relevantes, mas tenho convicção de que o livro tem lugar garantido no futuro!”, afirma Bilenky. “ Estou muito feliz e confiante. É uma honra estar à frente de uma empresa centenária e poder contribuir para o contínuo crescimento do hábito da leitura e sua força transformadora na vida das pessoas”, completa o executivo.
A escolha do executivo foi realizada pelo novo Conselho de Administração da Saraiva que passa a contar, a partir desse ano, com dois novos membros: Augusto Marques da Cruz Filho, com passagens pelo Grupo Pão de Açúcar, Tintas Coral, Fundação Seade e Banco Itaú. Atualmente atua como membro do conselho das empresas BRF, General Shopping e JSL; e Antonio Salvador, que atuou como Chief Digital Officer e vice-presidente de RH, Sustentabilidade e Gestão do Grupo Pão de Açúcar por quase 7 anos e também como conselheiro do grupo. Antes, teve passagem pela Hewlett-Packard, pela PwC e IBM Global -- EUA e Brasil. Os conselheiros reeleitos: Jorge Saraiva Neto, Maria Cecilia Saraiva Mendes Gonçalves e Olavo Fortes Campos Rodrigues Jr. já faziam parte do board no exercício anterior.
Com a reestruturação das lideranças -- CEO e Conselho de Administração, a Saraiva dá início a um novo momento em sua história, fortalecendo e aprimorando sua governança corporativa. A empresa reforça que, com os membros do Conselho de Administração da Companhia eleitos recentemente e o novo CEO, acredita em sua capacidade de promover a reestruturação das operações e a recuperação dos resultados econômicos necessários à perenidade do negócio.