Logo Logo Logo Logo Logo

Gtex Brasil - Novo posicionamento

Com nova comunicação e grandes pesquisas personalizadas, Gtex Brasil inicia novo posicionamento no mercado

Rafael Souza - diretor de marketing e P&D

Atuando no mercado há mais de 40 anos, a Gtex Brasil é uma empresa genuinamente brasileira, que tem grandes concorrentes no mercado, inclusive empresas multinacionais. O segmento no qual atua, indústria de saneantes/higiene e limpeza, vem decrescendo nos últimos seis anos. Em contrapartida, nesse mesmo período, ela vem crescendo exponencialmente a cada ano. Para 2019, a previsão é crescer 18%. Em 2018 o faturamento foi de cerca de 600 milhões de reais. Para 2020, as perspectivas seguem o ritmo de crescimento, esperado mais uma vez na casa de dois dígitos, regados por muita inovação, experiências para o consumidor e, claro, aumento na base de clientes.

Em maio de 2019, a Gtex Brasil iniciou um novo momento visando o crescimento dos próximos cinco anos. Para tanto, focou em reestruturação (de pessoas, processos e manufaturas), novidades e tecnologia. Uma das primeiras áreas a passar por reestruturação foi a de comunicação e marketing. Rafael Souza – ex- Symrise AG, de fragrâncias - assumiu como diretor de marketing e P&D e chegou com a proposta de falar mais assertivamente com o consumidor. De início, já encomendou três grandes pesquisas personalizadas - uma delas realizada pela Kantar WorldPanel no primeiro semestre de 2019 - que vão além de entender os hábitos e as atitudes os consumidores por região, mas que trazem a percepção que estes têm das marcas. Com alto valor de investimento, a Gtex obteve pesquisas robustas, que trazem fortemente a voz do consumidor de todo o Brasil, além de números interessantíssimos do mercado em que atuam, e vão pautar as ações da empresa nos próximos três anos.

Souza também focou na contratação de mais agências de comunicação para que, cada uma com sua expertise – digital, embalagem, mídias offline e outras -, entreguem trabalhos cada vez mais qualitativos. Antes, a Gtex tinha uma agência, com a mudança, agora são quatro.

Segundo o diretor de marketing e P&D, “2020 será um ano promissor e arrojado para a Gtex, e o investimento em marketing, processos, pessoas e inovação ainda mais intenso”.