Divulgação: Erivelton Viana
Vencedores da 9ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo
Aconteceu na ultima quarta-feira, dia 14 de dezembro, em Brasília, a 9ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. A premiação marca as comemorações dos 50 anos do Sebrae e reforça a importância da imprensa no fortalecimento dos pequenos negócios, ao dar voz e visibilidade a quem empreende e contribui para o desenvolvimento do Brasil.
Com transmissão simultânea pelo canal do Sebrae no Youtube, a solenidade reuniu os 35 finalistas selecionados na etapa regional (Centro-oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul) nas categorias Texto, Áudio, Vídeo e Foto, além dos profissionais escolhidos nas categorias especiais de Jornalista Revelação, Jornalista Empreendedor e Jornalista Influenciador Digital. A premiação também destacou a atuação de profissionais nas categorias Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo e Jornalista Parceiro do Empreendedor, sendo a última uma homenagem do júri nacional.
Neste ano, o tema central da premiação foi “A importância dos pequenos negócios para a economia do país”, que reconheceu trabalhos veiculados de 1º de setembro de 2021 a 29 de junho de 2022, incluindo podcasts e vídeos divulgados em plataformas digitais nesse período. Os grandes vencedores foram escolhidos entre mais de mil trabalhos inscritos com representantes de todo o país. Na etapa nacional, 15 estados das cinco regiões foram representados entre os finalistas.
Vencedores
A reportagem “Moedas sociais impulsionam empreendedorismo em bairros periféricos”, de Giodanna Neves e Shagaly Ferreira, do Estado de São Paulo, foi a grande vendedora da categoria Texto. Em Vídeo, a reportagem do Globo Repórter, da TV Globo do Rio de Janeiro, que apresentou o poder transformador da Economia Solidária, foi quem levou o prêmio para casa.
Já a categoria Áudio foi para a série de três episódios do podcast “Empreender para Viver”, produzido pela equipe da Record TV Minas, de Minas Gerais, que retratou como o empreendedorismo tem ajudado mulheres vítimas de violência a sair de relacionamentos abusivos, um trabalho desenvolvido por Ana Paula Pedrosa, Pablo Nascimento e Kivo Viveiro. O podcast também foi ganhador da categoria especial Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo.
Com materiais produzidos em plena pandemia da Covid-19, os premiados do 9º PSJ também apresentaram histórias de quem viveu a dor no período. É o caso das fotos da reportagem “Do puxadinho que vira legado ao sonho rompido à luz da pandemia”, produzidas pelo fotógrafo Marcos Maluf e publicadas no portal de notícias Campo Grande News. Maluf foi o vencedor da etapa nacional da categoria Foto.
Categorias Especiais
Neste ano, o Prêmio Sebrae de Jornalismo apresentou novidades com novas categorias entre as premiações especiais: Jornalista Empreendedor e Jornalista Influenciador. Os profissionais que encararam os desafios de ter seu próprio negócio na área foram destaque em Jornalista Empreendedor. O primeiro lugar foi para Ronaldo Matos e Evelyn Vilhena, pela reportagem “Geradora de energia solar quer combater crise climática e econômica nas periferias de São Paulo”, produzida para o veículo independente “Desenrola e Não me Enrola”.
As novas possibilidades do jornalismo em meios digitais também ganharam uma categoria especial no 9º PSJ com o prêmio para os profissionais influenciadores, principalmente nas redes sociais. Com o trabalho “O Brasil que dá certo”, a jornalista Maria Prata conquistou o primeiro lugar em Jornalista Influenciador.
A premiação também deu oportunidade para jovens talentos do jornalismo mostrarem seu potencial. Na categoria especial Jornalista Revelação, participaram profissionais de até 25 anos com atuação em qualquer veículo de imprensa. A reportagem da jornalista Daniela Milena Cecconm, da NDTV Record TV, ficou em primeiro lugar ao contar como o Centro de Triagem da Associação Pró-Crep, na região sul de Palhoça, em Santa Catarina, tem gerado renda para famílias que atuam com reciclagem.
A noite de premiação ainda apresentou o vencedor em Jornalista Parceiro do Empreendedor, uma homenagem aos profissionais que se destacam no incentivo à cobertura de assuntos de interesse e orientação aos donos de pequenos negócios. A jornalista Lu Aiko, do Valor Econômico, foi a grande homenageada pelo Sebrae.