Divulgação / Clarke
Fernanda e Lucas Ferraz, irmãos e sócios que estão à frente da agência Clarke.
A partir de janeiro de 2023, a Clarke confirma a sua expansão internacional por meio de um projeto assinado e iniciado para a área de Treinamento de Pilotos do Grupo Lufthansa, que será realizado pela filial de Lisboa, em Portugal. Uma equipe comercial europeia dará a partida para os negócios internacionais da agência pioneira no Brasil em serviços de apresentação de alto impacto em PowerPoint, storytelling e edição de vídeos. No caso da Lufthansa, os projetos iniciais, que foram fechados diretamente na matriz em São Paulo, estão previstos para uma execução completa, que inclui recursos audiovisuais em vídeo e a padronização de apresentações da companhia aérea.
“Operar com uma filial em Lisboa é um amadurecimento precoce da Clarke, porém, sustentado pela posição conquistada como fornecedor de um mercado específico e com muita demanda. Por outro lado, em Portugal, percebemos grande carência na área de Marketing, acompanhada de um público que gosta do jeito brasileiro de criar e se comunicar. Em tempos de processos digitais, o padrão criativo e toda a qualidade do design selecionado por nós, além de processos de produção e segurança de dados, nos permite a expansão comercial”, comentam Lucas e Fernanda Ferraz, irmãos e sócios da Clarke.
Para 2023, além do “braço” em Lisboa, a Clarke terá outras novidades. Serão os primeiros passos para a digitalização total do negócio com uma plataforma nos moldes de um drive-thru tabela de preços sistematizada pelas variáveis “tempo de execução”, “tamanho da apresentação” e “recursos inclusos”. “Estamos caminhando pela trilha das startups de tecnologia, onde as pessoas conseguirão contratar e receber suas apresentações personalizadas, 100% editáveis, mas ainda não podemos revelar detalhes desse desenvolvimento e investimentos”, pondera Lucas Ferraz.