Logo Logo Logo Logo Logo

O Futuro do Brasil no Governo Lula/Alckmin: O que podemos esperar?

Quais os principais desafios do governo Lula/Alckmin nos campos econômico, político e de relações exteriores? Em entrevista para a Rádio Mega Brasil Online, Ciro Dias Reis, CEO e fundador da Imagem Corporativa, faz uma reflexão acerca do tema e fala sobre o estudo O Futuro do Brasil Pós Eleições: de 2023 a 2026, produzido pela IC, especialmente para parceiros e clientes internacionais.

Divulgação

O CEO e fundador da agência Imagem Corporativa, Ciro Dias Reis, é convidado para falar sobre os possíveis desafios do governo Lula/Alckmin.

Quais os principais desafios do governo Lula/Alckmin nos campos econômico, político e de relações exteriores? Em entrevista para a Rádio Mega Brasil Online, Ciro Dias Reis, CEO e fundador da Imagem Corporativa, faz uma reflexão acerca do tema e fala sobre o estudo O Futuro do Brasil Pós Eleições: de 2023 a 2026, produzido pela IC, especialmente para parceiros e clientes internacionais. 

O estudo sóciopolítico-econômico foi desenvolvido com o intuito de compartilhar dados e aprimorar a atuação da empresa e seus parceiros de acordo com o cenário atual do País. “Nós, profissionais de comunicação, temos que olhar cada vez mais na direção de variáveis como geopolítica, governanças, questões ambientais, porque tudo isso forma o nosso mercado. [...] Estamos inseridos num ambiente muito mais amplo que precisa ser entendido por nós para uma atuação competente e com boa visão de cenário ”, afirma Ciro Dias Reis. 

O Futuro do Brasil Pós Eleições conta com 26 páginas de análise de diversas áreas que serão impactadas com a mudança do governo a partir do dia 1 de janeiro de 2023. Além de abordar a volta de Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio da Alvorada, o documento conta com o Mapa da Vitória, que demonstra graficamente o resultado do primeiro e segundo turnos das eleições nacionais para Presidente. Ademais, ainda são destacadas as manifestações de lideranças políticas e de importantes veículos de comunicação ao redor do mundo, a relação com o Congresso Nacional e um rápido resumo de como estão, politicamente, os principais países da América do Sul. Por fim, a pesquisa termina citando algumas propostas de Lula para seu novo governo e uma lista feita por especialistas que apontam os 10 maiores desafios do próximo governo.

O CEO ainda destaca que, assim como defendido no estudo publicado, um dos principais desafios de Lula será reequilibrar os poderes da República, governando para a frente ampla que o apoiou durante a campanha e que, no próximo Congresso Nacional terá uma forte bancada “anti-petista”. “O apoio de Simone Tebet foi decisivo na vitória de Lula no segundo turno, é claro que você vai ter que contemplar também essa visão mais moderada que o grupo político que ela representa tem, não só no grupo de transição mas também no Ministério, para que haja governabilidade.”

Em outro momento da entrevista, o executivo se diz certo que a mudança de governo fará o Brasil ser observado com bons olhos por investidores internacionais novamente. “O lado cheio do copo é a saudade que o mundo tinha do Brasil, ou seja, da inserção que o Brasil tinha no cenário internacional, do protagonismo em termos de questões ambientais, nas discussões democráticas. Então, acho que a volta do Brasil neste cenário é um ativo importante, certamente essa mudança de governo vai facilitar, em algumas áreas, a vinda de investimentos internacionais”.

Embasado na pesquisa de sua agência, Imagem Corporativa, Ciro Dias Reis afirma que apesar da forte oposição que Lula e Alckmin enfrentarão, existe a possibilidade de diálogo. “Você consegue ver alguns grupos, alguns agrupamentos, personagens que vão continuar com sua atividade política e não podem virar as costas para o próximo governo. É claro que o governo de Lula vai enfrentar uma forte oposição, bastante organizada, mas parte desta oposição vai dialogar com o governo. [...] O grande desafio do Brasil é olhar para a frente [2030], não só para o orçamento de 2023”. 

Ainda sobre o futuro, Ciro deixa claro que pensa no desenvolvimento do País a longo prazo e não pensa “apenas no próximo passo, mas sim, nos próximos 10 km". E conclui reafirmando a importância dos profissionais de comunicação exercitarem este olhar de desenvolvimento em futuro não tão próximo, mas igualmente promissor. Clique aqui para ouvir a íntegra do podcast. Disponível, também, no Spotify.