O Grupo ABC, um dos maiores conglomerados de comunicação do País, ligado ao Grupo Omnicom e que entre suas marcas inclui a CDN está sob novo comando. Cristiano Muniz (foto), assume a posição de CEO do Grupo, no lugar de Guga Valente, que assume posição no Conselho, ao lado de Nizan Guanaes.
Há sete anos no Grupo, Cristiano Muniz vinha exercendo a função de CFO e vivenciou todo o processo de transformação pelo qual o ABC passou na última década, não só por conta da aquisição pela Omnicom, mas pela recessão econômica e o acirramento do mercado. Esses fatores levaram o ABC a uma profunda reestruturação, com a racionalização de processos, trocas de comandos e até mesmo o fechamento da icônica DM9DDB. Muniz assistiu e participou de todo esse processo.
Hoje, o Grupo ABC reúne as marcas África, CDN, Interbrand, SunszedDDB, Track, TracyLocke, Tribal Worldwide. Na prática, a troca de comando do Grupo ABC traduz uma transformação geracional que vem acontecendo nas empresas de comunicação. Guga Valente representa uma geração que, aos poucos está deixando os palcos por conta das transformações trazidas, sobretudo, com a Era Digital. Representante de uma época de grandes orçamentos, vida glamorosa e foco midiático. Uma fase em que se projetaram figurões da propaganda como Alex Periscinoto, Mauro Sales, Roberto Justus, Washington Olivetto e o “garotão” da vez, Nizan Guanaes. Agora, o mundo e a comunicação estão cada vez menos personalistas, as ferramentas mudaram, os canais e os processos mudaram, os indivíduos viraram times e Cristiano Muniz parece um nome mais afinado com essa nova economia. Sinais dos tempos.
Cristiano Muniz tem passagens pela Accenture Interative e BRF.