Divulgação
Equipe da 99jobs em Nova York durante a assinatura do Pacto Global da ONU.
A 99jobs, plataforma especializada em processos seletivos, em parceria com o movimento “Raça é Prioridade”, criou o projeto “10K Trainees Negros”, que visa promover a inserção e a capacitação de profissionais negros nas empresas inscritas no programa.
A iniciativa ganhou ainda mais fôlego após a companhia se tornar uma das embaixadoras do Pacto Global da ONU, com o qual se compromete com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do órgão multilateral.
“Esse é um projeto tão complexo e ambicioso que é quase como se estivéssemos criando uma outra empresa especializada em oportunidades voltadas à população negra”, declarou Eduardo Migliano, CEO da 99jobs.
Pelos próximos cinco anos, o projeto pretende recrutar e capacitar 10 mil pessoas por todo o Brasil e, dentre essas, alçar 3 mil delas em cargos de liderança até 2030.
São duas as formas de ingressar no “10K Trainees Negros”. Pessoas interessadas em participar, assim como as empresas que buscam contratar talentos negros, podem se inscrever na plataforma (as empresas também devem se vincular ao movimento “Raça é Prioridade” para poderem participar). Ao longo dos dois anos de formação, os participantes aprofundarão os conhecimentos nos conceitos de racismo estrutural, democracia racial e letramento racial. Além disso, haverá aulas de gestão e desenvolvimento de competências.
“Todas as empresas recrutadoras são companhias que geram e fazem parte do racismo estrutural, porque quando uma empresa não reúne currículos de pessoas negras e não questiona a empresa contratante sobre isso, ela está alimentando esse sistema”, explicitou Migliano.
O CEO ressaltou, ainda, que, antes dos primeiros programas de ação afirmativa serem realizados para empresas, a 99jobs deu início a um processo de reestruturação interna na equipe e nos Conselhos. “Temos 58% dentro da empresa e, dentre essas, 38% estão na alta liderança da organização”, finalizou.