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Está chegando a hora!

Está chegando a hora das agências de comunicação participarem da pesquisa que estabelece o Ranking das Agências de Comunicação. Esta é apenas uma das pautas da 14º edição do Anuário da Comunicação Corporativa Mega Brasil que começa a ser produzida. Aqui você conhece detalhes da publicação, depoimentos de executivos do setor e o time responsável pela produção da mais importante publicação da Comunicação Corporativa do Brasil.

Divulgação

A 14º edição do Anuário da Comunicação Corporativa Mega Brasil já está em produção. E começa na próxima segunda-feira, 23 de janeiro, com a Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação, de onde são extraídas as informações para o Ranking das Agências de Comunicação e para a composição dos indicadores setoriais da atividade, sob a coordenação do Instituto Corda – Rede de Projetos e PesquisasA Pesquisa é aberta à participação de todas as agências do mercado brasileiro – cerca de 900 pelo censo oficial de Abracom e Mega Brasil – e poderá ser respondida até 10 de fevereiro.

A edição 2023 vai se debruçar sobre temas como ESG, KPIs, Inteligência Artificial, Influenciadores, Inovações, Carreiras, entre outros, além da tradicional análise do mercado, mostrando o desempenho em 2022 e as tendências do presente ano. “O Anuário da Comunicação Corporativa concentra, em uma única publicação, reflexões sobre os principais temas que atravessam esse mercado, opiniões dos principais líderes empresariais e acadêmicos do setor e ainda, o maior panorama do desempenho desse mercado, tanto do ano que passou, como das expectativas para o ano vindouro”, comenta Maurício Bandeira, responsável pela coordenação da Pesquisa Mega Brasil. “Assim, é uma publicação importante para conhecer a situação atual desse mercado, as principais ideias e tendências que estão se desenvolvendo e, principalmente, um instrumento de planejamento e orientação para os negócios desse setor. A edição de 2023 seguirá esse caminho e integrará também, na pesquisa nacional com as agências de comunicação, as grandes questões vividas recentemente no País”, afirma.

Para Alcides Ferreira, Managing Partner da agência Fato Relevante, que esteve presente na edição de 2022, a publicação ocupa lugar de destaque no mercado: “O Anuário ganhou relevância ao longo dos anos e se tornou, pela sua qualidade, a principal referência para o mercado de comunicação corporativa do Brasil. Minha expectativa para 2023 é que o Anuário mostre as principais mudanças que estão ocorrendo no segmento". Ser um veículo de leitura obrigatória é, para Cláudia Rondon, Sócia diretora da RPMA e ex-presidente da Abracom, um dos principais atributos do Anuário da Mega Brasil. "Já se tornou uma tradição para o mercado de comunicação brasileiro o lançamento do Anuário Mega Brasil. Todos os anos esperamos ansiosos a chegada da publicação, que se tornou a bíblia do nosso setor. Informações das mais relevantes sobre o mercado, empresas e profissionais, tendências nacionais e internacionais e tudo mais que precisamos saber lá está. O Anuário é leitura prazerosa e obrigatória para todos os empresários e profissionais do setor. Estou ansiosa para receber meu exemplar e espero que venha recheado de boas notícias e expectativas de negócios para 2023", disse a executiva.

Apoiado pela Abracom - Associação Brasileira das Agências de Comunicação e Aberje - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, o Anuário da Comunicação Corporativa alcançou recorde de audiência em 2022, tanto em usuários únicos, cerca de 50 mil, quanto de page views, quase 300 mil, entre maio e outubro. Para Daniel Bruin, Presidente do Comitê Gestor da Abracom, o anuário é a fonte oficial de referência para o mercado brasileiro de comunicação corporativa, com suas análises e os rankings de agências. “É a publicação que baliza todas as análises do setor, com uma riqueza de dados e informações encontrada em poucos países do mundo. A expectativa para a edição de 2023 é bastante alta, porque o mercado deverá enfrentar um cenário bastante complexo este ano, com um quadro ainda não muito claro em relação ao desempenho da economia, e as análises do anuário certamente vão ajudar as agências a se balizarem”, comenta. Já para Ciro Dias Reis, CEO da Imagem Corporativa, e ex-presidente da Abracom, mapear o mercado de comunicação é importante. “Uma publicação específica como o Anuário Mega Brasil, que consegue não apenas captar informações, mas também construir uma visão setorial de forma clara e objetiva, acaba contribuindo para a evolução do setor de PR no Brasil”, afirma.

A equipe será integrada por Marco Rossi, Diretor Geral; Eduardo Ribeiro, Publisher; Célia Radzvilaviez, Diretora Comercial; Maurício Bandeira, Coordenador da Pesquisa Mega Brasil; Nilson Santos, Produtor Gráfico e Designer; Talles Gusmão, Gestão de Dados; e as assistentes Bruna Valim e Clara Francisco. A Editora Executiva da publicação, Adriana Teixeira, lembra da importância que o Anuário da Mega Brasil assumiu, não só para o mercado da Comunicação Corporativa, mas também para a academia que nele se pauta para o desenvolvimento de estudos do setor. "São 14 anos de registro da história e das tendências da Comunicação Corporativa no Brasil. O Anuário tornou-se item colecionável e, na academia, a publicação vem sendo utilizada para orientar pesquisas e análises. A cada edição, nos comprometemos a fazer a leitura mais próxima possível da realidade do setor, influenciado profundamente pelas velozes transformações tecnológicas. Para este ano, seguimos atentos aos efeitos do período pandêmico e às crises mundiais, como ameaça à democracia, desordem informacional e emergência climática, que impactam, fortemente, o campo da Comunicação", lembrou.

As reservas de espaço do Anuário podem ser feitas com Célia Radzvilaviez pelo e-mail celiar@megabrasil.com.br. Outras informações com Bruna Valim (brunavalim@megabrasil.com.br e 11-97852-9239) e Clara Francisco (clarafrancisco@megabrasil.com.br e 11-98843-0304).

O lançamento da edição digital está marcado para 16 de maio, e da edição impressa, para 31 de maio.