Divulgação
Da esq. para dir.: Michael Frick, Dr. Martin Fischer, Dr. Holger Klein, Dr. Peter Laier, Sabine Jaskula e Stephan von Schuckmann. A recém-formada equipe do board mundial da ZF.
A ZF, uma das maiores produtoras mundiais de peças automotivas, iniciou o ano de 2023 apresentando a nova configuração de seu board mundial. Desde 1º de janeiro, o Dr. Holger Klein assumiu o cargo de CEO da empresa de tecnologia, enquanto Michael Frick (CFO) e o Dr. Peter Laier (responsável por Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial), são os novos membros do board – o qual foi reduzido de sete para seis integrantes.
“Junto à equipe do board mundial e aos nossos colaboradores em todo o mundo, estou realmente ansioso para concretizar o nosso conceito de mobilidade sustentável, segura e acessível para todos”, disse Klein. “Ao mesmo tempo, a proteção do clima, a digitalização, a transformação dos mercados e o ambiente econômico cada vez mais instáveis exigem antecipação e reações rápidas. Nos sentimos confiantes, afinal, nos últimos 108 anos, a ZF provou que sabe como se transformar”, complementou.
Dr. Klein ingressou na ZF Friedrichshafen AG em 2014, tendo sido nomeado para o board mundial em 2018. O novo CEO será responsável por Vendas Corporativas, Pesquisa e Desenvolvimento, por Sistemas de Mobilidade Autônoma e pela Divisão de Aftermarket.
Michael Frick e o Dr. Peter Laier assumiram suas funções no board mundial ao mesmo tempo que o Dr. Klein. O Dr. Laier será responsável por Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial, pelo departamento de Produção Corporativa e pela região da Índia. Já o Sr. Frick, que ingressou na ZF em dezembro do ano passado, é Diretor Financeiro desde 1º de janeiro e também é Diretor de Fusões e Aquisições, TI e Digitalização.
Como membro do board mundial, o Dr. Martin Fischer agora também comanda a Divisão de Tecnologia de Chassis para Veículos Leves, além de suas responsabilidades anteriores (Divisões de Sistemas de Segurança Passiva e Divisão de Eletrônicos e ADAS regiões da América do Norte e do Sul, Qualidade Corporativa), em seu escritório na região da Ásia-Pacífico dos EUA. O departamento de Gerenciamento de Materiais – além da Divisão de Tecnologias de Powertrains Elétricos – será gerenciado por Stephan von Schuckmann da Ásia. As responsabilidades de Sabine Jaskula, Chief Human Resources Officer (CHRO), respondendo pelas áreas de Recursos Humanos, Sustentabilidade, Jurídico e Conformidade, permanecem inalteradas.
“Com a nova alocação de responsabilidades, agrupamos nossas tarefas, aumentamos a eficiência e focamos na proximidade do cliente na América do Norte e na Ásia”, disse o CEO. “A cooperação intensa e a profunda confiança no desempenho de nossas equipes nas divisões, unidades de negócios e regiões tornaram essa decisão possível”, complementou.
Durante a primeira reunião global de gestão executiva do ano novo em Friedrichshafen, o Dr. Klein enfatizou que a ZF conseguiu bons resultados em tempos difíceis e a empresa se desenvolveu ainda mais estrategicamente. “Podemos confiar em nossas capacidades que nos ajudaram a lidar com a transformação e superação de crises. Afinal, a guerra na Ucrânia, com suas amplas consequências, a transição na mobilidade, números fracos de vendas, problemas na cadeia de suprimentos e os efeitos contínuos da pandemia de Covid-19, continuam a nos apresentar tarefas importantes que exigem foco e flexibilidade”.
Nesse cenário, a ZF examinará ainda mais de perto quais tecnologias estão se mostrando particularmente promissoras e como elas podem ser fortalecidas ainda mais. Ao mesmo tempo, a empresa quer reduzir a complexidade em todas as áreas para poder agir mais rapidamente e aproveitar melhor as oportunidades.