Divulgação
Kariane Costa é a nova Presidente da EBC
Após ser nomeada por decreto pelo Presidente Lula no dia 13 de janeiro, Kariane Costa foi oficialmente empossada como a nova Presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), no último dia 16 de janeiro. No ano passado, a profissional foi duramente perseguida e ameaçada de demissão depois de ter denunciado casos de assédio na companhia, tendo sido acusada de cometer crimes de injúria e difamação. Na época, a Comissão de Sindicância da EBC chegou a recomendar a demissão dela. Em novembro, a CGU assumiu o caso.
“Responsável pela transição para a nova gestão – a ser implementada nos próximos meses – Kariane também assume, interinamente, a Diretoria-Geral com o desafio de restaurar o caráter público, democrático e plural da EBC”, divulgou a empresa, em nota oficial, na qual reafirmou o papel constitucional da EBC de colaborar para a complementaridade dos sistemas público, privado e estatal da Comunicação.
Junto de Kariane, outras quatro mulheres também assumem comandos na empresa pública durante o período de transição: Rita Freire, Presidente do Conselho Curador da EBC; Juliana Cézar Nunes, empregada concursada da empresa; e as jornalistas Nicole Briones e Flávia Filipini.
“A composição do processo de transição, reunindo empregados concursados da empresa, mas também representantes da sociedade e profissionais da área, mostra nosso compromisso com a comunicação pública e com a integridade e o fortalecimento da EBC”, disse Paulo Pimenta, Ministro da Secom, em nota.
Kariane Costa possui mais de 18 anos de experiência na área jornalística. Concursada da EBC desde 2012, atuou na Ouvidoria da empresa, foi repórter do Radiojornalismo, atuando como setorista do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional, além de ter sido colaboradora na produção de matérias em espanhol para a Radioagência Nacional. Ela também foi integrante da Comissão de Empregados da EBC em 2016 e, desde 2021, é representante no Conselho de Administração.