Marina Ziehe / COB
Equipe Sanofi e COB celebram a parceria histórica
A Medley, marca de genéricos da Sanofi, anunciou no último dia 16 de janeiro o maior patrocínio esportivo da sua história. A empresa irá apoiar o Comitê Olímpico do Brasil (COB) até os Jogos Olímpicos de Paris de 2024.
O investimento da marca em comunicação deve aumentar em 50% neste ano e a Medley apresentará diversas novidades ao longo de 2023. Entre elas, está o patrocínio a atletas olímpicos, que irão se juntar ao time de celebridades – como Rodrigo Hilbert – para endossar o propósito da Medley de democratizar o acesso a medicamentos de qualidade a milhões de brasileiros. Além disso, a marca contará com um time de profissionais de saúde do COB, que farão a conexão entre esporte, mente e outros temas ligados a saúde integral. O plano de comunicação entre a Medley e o COB tem início neste mês de janeiro.
A Medley atua em toda a jornada de saúde, desde a prevenção até o tratamento, seja apoiando projetos e programas atrelados à saúde integral, ou por meio de seus produtos. Estudos recentes da marca revelaram que o esporte é a principal ferramenta da população brasileira para promoção da saúde mental e, ao firmar essa parceria com o Comitê Olímpico, a Medley contribui para promover ainda mais saúde para os brasileiros.
“O esporte, principalmente acompanhado do espírito olímpico, inspira as pessoas através de exemplos de superação, esforço e coragem para buscar seus objetivos. A Medley quer aproveitar a emoção e engajamento que o esporte desperta em todos para falar sobre a importância de cuidar da saúde mental. Desejamos trazer o tema de um jeito leve e inspirador, nos conectando verdadeiramente com as pessoas, além de levar informação de qualidade e provocar mudanças que melhorem a vida e qualidade de todos”, conta Fernanda Sampaio, Presidente da Sanofi no Brasil.
Há mais de cinco anos, a Medley apoia e promove a causa da saúde mental. A parceria com o COB acontece em um momento em que a saúde mental é um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil, principalmente no período pós-pandemia. Esse debate se destaca também no setor esportivo, pois a saúde mental é parte essencial para os atletas olímpicos triunfarem em suas modalidades. O apoio da Medley ao Time Brasil será uma oportunidade de promover a conscientização e a inspiração sobre a importância do tema com milhares de brasileiros.
“Estamos muito honrados com esse acordo com um dos líderes globais da indústria farmacêutica, que é inédito para o COB. Eu tenho certeza de que o nosso trabalho e esforço dos últimos anos para modernizar a gestão do COB começa a trazer resultados positivos no processo de decisão de investimento de marketing de grandes marcas, como a Sanofi Medley. Nós nos manteremos focados em pilares como os de ‘ética’ e ‘transparência’ para trazer as melhores práticas corporativas. Esta interação é fundamental para continuar a obter excelência esportiva que nos levou a recordes de medalhas nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e a uma temporada com 23 medalhas nas principais competições esportivas em 2022”, comenta Paulo Wanderley, Presidente do COB.
A parceria entre as marcas prevê uma campanha de mídia online e offline ao longo de 2023/2024, além de ativações e conteúdo exclusivo nos canais digitais do COB, que atualmente possuem mais de 5 milhões de seguidores e lideram o ranking de engajamento entre todos os 206 Comitês Olímpicos Nacionais, e no Canal Olímpico do Brasil, que em 2022 teve um crescimento de 46% na base de inscritos, superando 7 milhões de minutos assistidos e 580 mil visualizações.
Ao longo desses dois anos de parceria, a empresa estará presente em todos os eventos proprietários do COB, como “Prêmio Brasil Olímpico”, “Jogos da Juventude”, “Hall da Fama”, “Projeto Transforma”, nos marcos olímpicos e principalmente nas missões, que em 2023 serão três – Jogos Sul-Americanos de Praia na Colômbia, Jogos Mundiais de Praia em Bali e Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, culminando no que já é chamado como os “jogos dos jogos”, que será realizado em Paris, em 2024.
“É uma grande satisfação anunciarmos como parceira oficial uma marca referência como a Medley e poder atestar, em tão pouco tempo, que o programa de patrocínio ‘COB+’ é uma iniciativa bem-sucedida. Ele foi lançado em outubro de 2022 e traz uma roupagem moderna, inovadora e adequada ao que as grandes marcas buscam atualmente em seus posicionamentos e campanhas: causa, propósito e resultados. Hoje, temos uma estrutura preparada para ativar a parceria, seja através de novas frentes digitais ou através de ações inovadoras”, diz Gustavo Herbetta, Diretor de Marketing do Comitê Olímpico do Brasil.
Parceria a longo prazo
Há 10 anos, a Medley e a Publicis desenvolveram diferentes projetos focados em saúde mental. Agora, junto ao COB, a farmacêutica dará continuidade ao tema “Saúde Mental” focando no esporte, que é um território delicado e importante.
“A Publicis vem idealizando projetos muito fortes de saúde mental com a Medley, quebrando barreiras e levando informação para quem precisa, mudando a vida das pessoas. O patrocínio histórico ao COB é mais uma forma de fortalecer essa parceria. Juntos, Medley, Publicis e COB conversarão com milhões de pessoas sobre saúde mental por meio do esporte, e isso é muito enriquecedor. Estamos muito empolgados e já estruturando diversas comunicações, que serão lançadas em breve”, conta Fabio Astolpho, Diretor-Executivo de Criação da Publicis.
Ao longo dos seus 25 anos, a Medley investiu no esporte brasileiro, tendo sido apoiadora de equipes em modalidades como Vôlei e Automobilismo. A marca se destaca também no pódio de reconhecimento do mercado de Genéricos. A Medley venceu, por seis anos consecutivos, o prêmio “Top of Mind”, na categoria “Genéricos”, da Folha de S. Paulo, destacando-se também no prêmio “Marcas Mais 2022”, na categoria “Marcas da Saúde”, promovido pelo Estadão.