Divulgação / LinkedIn
"Este projeto é um esforço para apoiar soluções que diminuam a desigualdade digital que impede muitos de terem acesso à educação, trabalho e à saúde. Nosso foco é identificar e apoiar as melhores ideias na América Latina”, afirmou Paloma Cavalcanti, Líder de Projetos Comunitários para Américas na HP.
A Socialab e a HP Inc. anunciaram o lançamento do “LATAM Digital Equity Challenge”, um desafio de inovação para empreendedores sociais, líderes comunitários, ONGs e empresas que possuem esforços focados em melhorar a equidade digital na América Latina. O projeto vai selecionar 10 organizações para um programa de aceleração com mentoria especializada, que visa impactar coletivamente 25 mil pessoas e abrir o caminho para um mundo onde as mulheres e meninas, comunidades e grupos sub-representados, professores e pessoas com deficiência tenham mais acesso à tecnologia necessária para garantir que suas vozes sejam ouvidas e que sua participação na sociedade seja equitativa.
“Em linha com o objetivo da HP de acelerar a equidade digital para 150 milhões de pessoas até 2030, estamos investindo em inovação transformadora, programas estratégicos e parcerias em todo o mundo. Este projeto é um esforço para apoiar soluções que diminuam a desigualdade digital que impede muitos de terem acesso à educação, trabalho e à saúde. Nosso foco é identificar e apoiar as melhores ideias na América Latina”, afirmou Paloma Cavalcanti, Líder de Projetos Comunitários para Américas na HP.
O “LATAM Digital Equity Challenge” está em busca de organizações que estejam enfrentando ativamente as injustiças sociais e econômicas em suas comunidades. O desafio apoiará iniciativas que utilizem o potencial transformador da tecnologia para criar oportunidades educacionais, gerar renda, fornecer melhor acesso à saúde, infraestrutura digital, alfabetização, inclusão em todos os aspectos da economia digital e no auxílio do desenvolvimento de habilidades para competir por empregos do futuro. Alguns dos critérios avaliados são a criatividade, a tecnologia e a inovação da proposta, a coerência entre o problema e a solução, o potencial de impacto positivo e a viabilidade de execução.
Serão selecionadas 10 organizações que passarão por um cronograma de aceleração com mentoria especializada, com conexão com uma comunidade internacional e com a possibilidade de receber um prêmio de até US$ 15 mil, a serem distribuídos entre os projetos vencedores.
“Este processo impulsionará as organizações que já estão impactando a vida das pessoas de diferentes cantos e comunidades na América Latina. Esperamos que com este impulso possam não apenas continuar, mas aumentar as extraordinárias contribuições que fazem à sociedade”, apontou Carolina Gentil, cofundadora da Impact Beyond e Socialab Brasil.
As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de fevereiro, através deste link. Mais informações sobre os critérios de seleção e as bases podem ser encontradas aqui.